Tradições

Um dos meus planos para o mês de Agosto prevê a montagem de uma exposição que recrie toda a memória cultural e etnográfica de uma aldeia muito especial para mim. Tenho como objectivo fazer uma recolha de fotografias e testemunhos aos quais vou juntar toda a documentação que tenho em minha posse e que inclui toda a correspondência da escola local desde os anos 1930 até ao seu encerramento, para além da recriação virtual do primeiro posto escolar da aldeia.

Ainda estou na génese do trabalho e já é fascinante aquilo que começo a descobrir.

Tome-se o exemplo desta foto, tirada algures pelos anos 1950, que retrata uma tradição anual que marca de certa forma, à luz dos costumes de então, a passagem dos rapazes por uma importante fase de vida e que aqui são fotografados segurando pandeiretas com fitas. Alguém arrisca uma hipótese? Alguém tem conhecimento de tradições semelhantes?

Comentários

São Rosas disse…
Ó Katano, na minha terra havia sempre isso quando os rapazes regressavam das "sortes" (inspecção militar).