Um domingo diferente - I

Confrontado com a perspectiva de consagrar novamente o dia de ontem ao meu binómio dominical favorito, - café avec jornal -, decidi mudar outra vez os planos e dar outro saltinho ao país vizinho. Vai daí que, em vez de passar o dia a anhar (copyright by Cathy), fui percorrer os campos e serranias de aquém Ribeira de Tourões fazendo um circuito que acabou por ser muito interessante. Aqui ficam alguns instantâneos:

Etapa 1 - Siega Verde - Arte Rupestre do Paleolítico



Trata-se de um núcleo de arte rupestre na margem esquerda do Rio Águeda ali como quem vai de Villar de la Yegua para Ciudad Rodrigo. Tem um centro de interpretação com exposição museológica, recriação do ambiente e do aspecto dos nossos antepassados da época à escala natural, sala de vídeo e visitas guiadas aos diferentes painéis.


Etapa 2 - San Felices de los Gallegos - Idade Média / Idade Moderna


Pequena aldeia que conserva uma forte traça medieval com fortificações do Séc XVII. Fundada pelo Bispo do Porto no Séc. VII, seria uma povoação do Reino de Portugal até ao Séc XV. O seu castelo foi mandado construir pelo nosso D. Dinis tendo depois sofrido uma profunda alteração já sob a tutela de Castela. Na foto é possível observar ao longe a Serra da Marofa e ao lado a elevação onde se situa a aldeia portuguesa de Castelo Rodrigo.

Comentários