sábado, março 05, 2011

A solidariedade masculina no ambiente do WC (Vídeo)

Um clássico que constitui a prova de que, para lá da porta das instalações sanitárias de uso masculino, se pratica um ambiente de elevadíssima solidariedade.

sexta-feira, março 04, 2011

Sabiam que a Voyager 1 entrou na Heliopausa?


De acordo com uma pequena notícia na edição de Fevereiro da Sciences & Avenir, a sonda Voyager 1, lançada há 33 anos atrás, terá entrado na Heliopausa (não confundir com fenómenos fisiológicos próprios do ser humano), a zona limiar do Sistema Solar na qual o efeito do vento solar deixa de se fazer sentir, prevendo-se que lá para 2014, tenha finalmente cruzado esta fronteira. A uma razoável distância de 17.400 milhões de Kms de distância do Sol, viajando a uma velocidade de cerca de 61.452 Km/h, a sonda Voyager 1 é actualmente o objecto de fabrico humano mais distante do planeta Terra, tanto que os sinais de rádio enviados pela sonda demoram cerca de 16h a chegar à terra, e isto tendo em conta que as ondas de rádio viajam à velocidade da luz.

A Voyager 1 é uma de várias sondas enviadas para explorar o espaço exterior, a par das sondas Pioneer 10 e 11 (lançadas em 1972 e 73 respectivamente), e da Voyager 2, (lançada com a Voyager 1 em 1977).

Para além de toda a parafernália de sensores e instrumentos científicos, as sondas transportam também informações acerca da raça humana, para o caso de algum dia serem encontradas por uma raça extra-terrestre mais avançada. Ao fim e ao cabo, são uma espécie de prospecto turístico muito particular para alienígenas, se bem que há quiçá um certo excesso de informação.

O que causará mais estranheza é a forma como a raça humana é apresentada. Por exemplo, na placa de alumínio anodizado que viaja na Pioneer 10, o homem e a mulher são apresentados como duas criaturas completamente desnudadas, em pose convidativa a dizer olá (isto em vez de usarem uma bela de uma vestimenta própria de um Domingo-de-ir-à-missa) e, como se pode ver em rodapé, a dar informações sobre a localização do planeta Terra no Sistema Solar que, um pouco mais acima, é situado relativamente a alguns pulsares cuja frequência única é também mencionada

Sinceramente, não sei se será boa estratégia de relações púbicas... - perdão!- públicas darmo-nos a conhecer em poses mais libertinas, tal como dar a conhecer a referência à nossa localização ou contactos, embora esta estratégia não seja actualmente nada de extraordinário. É prática corrente, por exemplo, nos anúncios classificados de convívio do Correio da Manhã. Mas preocupa-me o que poderão pensar os alienígenas desta peregrina ideia de incluirmos uma foto nossa exibindo ostensivamente as nossas partes pudendas num cartão de visita...

Se a isso juntarmos os gráfismos que, no “Golden Disc” das Voyager explicam como se processa a reprodução humana, começamos aqui a ver um padrão preocupante... Depois admirem-se que haja relatos de abduções de seres humanos por alienígenas, para encontros imediatos de elevada proximidade, como aliás tem sucessivamente denunciado o profeta extraterrestre de Arganil.


segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Parabéns, Katano!

Celebrou-se no dia 26 de Fevereiro, o aniversário do ilustre fundador deste Blog e de outras tantas coisas da "ord uaide uébe"!

Dois dias depois... Parabéns!!

Aqui fica um instantâneo do Bolo de Aniversário (um verdadeiro cliché, segundo o aniversariante), graças ao nosso fotógrafo de serviço, Xamane (que além de batizados e casamentos, também fotografa festas de aniversário - para contacto: 96 45 *****).

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Para sempre, Zeca Afonso!

2 de Agosto de 1929 - 23 de Fevereiro de 1987

Uma voz que nem a morte conseguiu silenciar




terça-feira, fevereiro 22, 2011

I Congresso e Competições de Hotelaria - Reportagem Localvisão (Vídeo)

Aqui fica um cheirinho daquilo que foi o I Congresso de Competições e Hotelaria do Fundão, que teve lugar no último Sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão.

Apesar de ter sido a I edição, há que dizer que foi organizada de forma excelente e que a escolha dos temas e dos oradores do Congresso também foi muito interessantes. Por aqui envio os meus parabéns a todos os que trabalharam para que isto acontecesse!




Uma reportagem Localvisão - Castelo Branco.

sábado, fevereiro 19, 2011

Sobre marketing viral - A hunter shoots a bear (Vídeo)

A manhã de hoje foi passada no Congresso de Hotelaria, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. Para além da surpresa de ter sido informado à chegada que iria ser eu o apresentador de serviço (embora não comparável à surpresa sentida numa certa ocasião algures por volta de 2004 quando, numas jornadas de arqueologia, fui informado que fazia parte do painel de oradores), as apresentações foram extremamente interessantes.

Centradas essencialmente nas Redes Sociais e no papel fundamental que estas podem desempenhar enquanto ferramentas de negócios, as apresentações ajudaram a abrir alguns horizontes e a desmistificar o papel que de "ferramentas de improdutividade" com que geralmente aquelas plataformas são conotadas.

Falando de Marketing Digital, foi referido um dos seus canais: o Marketing Viral. Trata-se de uma técnica que procura cativar o público e explorar as redes sociais, criando conteúdos (vídeos, aplicações flash, etc...) que, pelo seu interesse, são sucessivamente partilhados, espalhando-se como se de um vírus se tratasse.


Há cerca de um ano, publiquei aqui um artigo sobre um vídeo sueco que foi um autêntico sucesso de marketing viral. Lembram-se? Entretanto o site onde ele se encontrava deixou de estar disponível mas o vídeo pode ser encontrado aqui.

Hoje, foi apresentado um outro exemplo que eu não conhecia. Trata-se de uma campanha da Tipp-Ex (alguns não-utilizadores ou utilizadores menos atentos de corrector poderão perguntar "Tip quê??!") que consiste num vídeo, no qual um caçador se confronta com a decisão de dar ou não um tiro num urso. Cabe inicialmente ao utilizador-espectador decidir se o caçador dispara ou não sobre o animal.

Em seguida, é-se redireccionado para um outro site no qual o caçador pede ao utilizador-espectador decida o que deve fazer ao invés de atirar no urso, sendo possível escrever a acção numa caixa de texto que surge para o efeito.

O primeiro vídeo está aqui:


Experimentem!

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Um miúdo africano faz o resumo do filme "Comando" (Vídeo)

A Mama Hope é uma organização sem fins lucrativos que se propõe ajudar ao desenvolvimento de comunidades auto-sustentáveis na África subsaariana, e que se gaba de já ter contribuido para ajudar mais de 55.000 pessoas.

Romper preconceitos e cativar pelo lado positivo é o mote da sua última campanha de angariação de fundos "Stop the pity, unlock the potential". O objectivo é fazer com que o Mundo perceba que os africanos não são meros objectos de pena, enquadrados em preconceitos clássicos de miséria, fome e guerra, e que são pessoas reais para quem as campanhas de auxílio podem realmente fazer a diferença.

O primeiro vídeo da campanha mostra o Alex, um miúdo tanzaniano de 9 anos, a descrever o filme "Comando", película que celebrizou Arnold Schwarzenegger. Depois de verem o vídeo, conseguem continuar a ver o Alex da mesma forma?



Agradeço ao meu mui estimado e caríssimo Filipe Quinaz pela sugestão.

Divulgação - I Congresso e Competições de Hotelaria da EHT Fundão

É já amanhã que a Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão organiza o I Congresso e Competições de Hotelaria, numa iniciativa a cargo dos alunos do curso de Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas.

Entre várias competições de Bar e Restaurante, onde os participantes terão de por à prova toda a sua mestria, haverá ainda um congresso dividido em 2 painéis de oradores. O primeiro painel será dedicado à hotelaria nas redes sociais enquanto o segundo versará sobre o tema Yeld/Revenue Management.

Os interessados em participar poderão inscrever-se on-line em http://congressohotelaria.blogspot.com/.

Este fim-de-semana, o Fundão é a capital da hotelaria!

Clicar para ampliar


Divulgação: Colóquio - Os Segredos do Subsolo no Concelho do Fundão

É já na próxima semana que são apresentados os resultados dos principais trabalhos de investigação arqueológica realizados nos últimos 7 anos no concelho do Fundão. Uma oportunidade a não perder, tanto para os especialistas da área como para a própria população do concelho.

No próximo dia 25 de Fevereiro, realiza-se no Fundão o colóquio "Os segredos do subsolo no Concelho do Fundão" – seis anos de escavações arqueológicas (2003-2009). Neste encontro estarão reunidos os arqueólogos que têm efectuado trabalhos de escavação no Concelho do Fundão, para uma apresentação dos resultados dessas mesmas investigações. As conferências iniciam-se às 10h00 no Museu d’Imprensa (Casino Fundanense) e a entrada é livre.


Clicar para ampliar

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Belver, da Lampreia aos castelos...por fora.

Domingo passado foi dia de lampreia, especialmente designado para o efeito…e, se possível, para um passeio fotográfico de tarde.

A chuva intentíssima da manhã prometia tudo menos passeio para a tarde, de modo que nos concentrámos no almoço!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Surpreendentemente a chuva parou e deu lugar a chuviscos intercalados com abertas e um sol radioso, a tarde estava salva!

Perto da estação de Alvega-Ortiga, encontrámos um pequeno núcleo de cegonhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ainda perto da estação, uma construção espectacular de outros tempos, mais precisamente 1906, era apenas habitada por outro casal de cegonhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Às portas do Castelo de Belver, uma oliveira (ou será um Ent?) viu a sua tentativa de se atirar ao Tejo frustrada por raizes demasiado profundas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E eis senão quando em Belver, após verificar um horário no local que explicitamente mencionava a hora de fecho no domingo às 17h00 excepto no último de cada mês, encontrámos isto:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma bela porta fechada, de um belo castelo (pelo menos por fora).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ao longe o Tejo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ainda o Castelo de Belver ao longe, de fora portanto…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sem stress, afinal havia outro castelo por perto, o de Amieira do Tejo:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sim, aquilo é uma porta fechada…

Mas Amieira do Tejo é uma pequena maravilhosa localidade, dá prazer passear pelas suas ruelas.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A desertificação e consequente abandono de algumas casas pelos vistos também se faz sentir por aqui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta laranjeira deixaria com certeza tanto o nosso presidente como o líder da oposição muito orgulhosos!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Calvário de Amieira do Tejo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acabou por ser um boa tarde para a fotografia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...