domingo, janeiro 23, 2011

Dever cumprido!

Obrigado!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Discos de vinil, disquetes, ... sem darmos por isso tornaram-se relíquias (vídeo)

Ao ver este vídeo não pude deixar de me sentir velho, a tal ponto que as madeixas grisalhas que me conferem um certo charme (colaborem comigo nisto, ok?), até ficaram mais acentuadas.

No vídeo, realizado numa escola francesa, um grupo de crianças é confrontado com alguns objectos que marcaram uma época, nomeadamente discos de vinil, disquetes de 5,25 '' (e vem-me agora à memória a minha passagem pelo Secundário onde ainda usei um computador Amstrad sem disco rígido e com dois leitores deste tipo de disquetes), entre outros. É-lhes então pedido que identifiquem o objecto em causa, dizendo para que servia.

As respostas, resultado de um misto de inocência e de imaginação, são fantásticas.


Querem um nome capaz de rivalizar com Lyonce Viiktórya Abreu Djaló? Obtenham-no aqui!


Para o site "Lyoncifica o teu nome", cliquem aqui.

Quando partilharam comigo o nome da filha recém-nascida do binómio Luciana Abreu - Yannick Djaló, a primeira resposta que me ocorreu foi "Então? Tens problemas no teclado?". Após várias insistências, convenci-me finalmente de que aquele é que era mesmo o nome da garota.

Não vou enveredar pela crítica fácil e censurar a escolha do nome para a pequena. Cada qual sabe de si e se um nome pretende ser uma etiqueta única de cada um, ao fim e ao cabo, o que os pais fizeram foi garantir que aquele rosto tenha de facto um nome que mais ninguém tem e dificilmente terá no Mundo.

Acrescento aliás que se os meus pais tivessem feito o mesmo aquando do meu registo, eu não teria tido os problemas que tive quando fui pedir o meu cartão de cidadão e constatei que, por termos exactamente o mesmo nome, o meu registo foi confundido com o de um indivíduo da zona da Marinha Grande.

Infelizmente, apesar das inegáveis vantagens de ter o nome que tem, e porque vivemos numa sociedade que consegue ser cruel e pouco compreensiva, a pequena Lyonce irá também, ao longo da vida, experimentar as desvantagens de ter o nome que tem. Calculam quantas vezes ela terá de ouvir expressões como "Quê?!", "Victória, o quê?", "Quantos iis?" ou ainda um cruel "Vá... Agora a sério!" de qualquer indivíduo menos escrupuloso.

E na escola? Conhecendo a ternurenta psicologia infantil e o que cada vez mais se ouve por aí, creio não ser descabido afirmar que a pequena Lyonce Viiktórya não demorará muito tempo até conhecer o pequeno e irrequieto Bullying Manuel.

Considerações à parte, e voltando um pouco atrás, após ter confirmado que a pequena tinha exactamente o nome que tinha, a surpresa foi substituída pela curiosidade em saber como é que os pais tinham chegado àquele nome. Várias hipóteses me ocorreram, desde uma sopa com massinha de letras, que circunstancialmente havia formado um alinhamento sugestivo até à adopção de um nome de personagens da space opera Star Wars que não havia sido usado na série de filmes.


Isto foi até descobrir que existe na web um curioso gerador de nomes "Star Wars" que, a partir de um pequeno conjunto de dados pessoais (nome, apelido, apelido de solteira da mãe, cidade de origem, marca do primeiro carro e último medicamento tomado), consegue gerar um nome bastante original... Tão ou mais que Lyonce Viiktórya.

Se quiserem experimentar, seja por curiosidade, seja por quererem baptizar o vosso próximo rebento com um nome capaz de rivalizar com Lyonce Viiktórya, têm obrigatoriamente de experimentar este gerador de nomes Star Wars.


quarta-feira, janeiro 19, 2011

Ricky Gervais parte a loiça toda na cerimónia dos Globos de Ouro 2011 (Vídeo)

Ricky Gervais era de há uns tempos a esta parte o habitual anfitrião da cerimónia de entrega dos Globos de Ouro, galardões que são uma espécie de barómetro dos Óscares mas com critérios algo duvidosos. Digo "era" porque, pelo que foi possível ver na cerimónia de entrega dos galardões, o comediante britânico decidiu partir a loiça toda, não se coibindo inclusive de lançar farpas à Hollywood Foreign Press Association, associação responsável pela organização dos Globos.

Ora, numa altura em que a HFPA tem vindo a ser alvo de acusações de manobras pouco claras tanto nas nomeações como na entrega dos prémios, este discurso caiu que nem uma bomba.
Mas não foi só a HFPA que teve a sua dose. Gervais disparou sobre tudo e todos, fazendo referência ao alcoolismo de Charlie Sheen, aos problemas com a lei e com as drogas que levaram Robert Downey Jr à prisão, a aversão da Igreja da Cientologia em relação à homossexualidade (referindo sem citar nomes que há dois cientologistas famosos que fingem ser heterossexuais), entre outros.

Uma coisa é certa, a cerimónia da entrega dos Globos de Ouro de 2011 foi tudo menos aborrecida...



Assalto a carrinha de transporte de valores rende 50 litros de gasóleo

Foi com grande violência que esta manhã, numa estrada erma da zona da Gardunha, um grupo de homens armados assaltou uma carrinha de transporte de valores. Felizmente não há feridos a registar mas a carrinha, essa, ficou sem pinga de gasóleo..

"Era gente que sabia ao que vinha e que tinha a lição bem estudada!". É com estas palavras que, ainda visivelmente emocionado, Teotónio (nome fictício), o motorista da carrinha, descreve o que se passou. Também Sesinando (nome fictício), outro funcionário que viajava na carrinha, não esconde a emoção. "Deviam ser uns 4 ou 5, todos armados e pareciam dispostos a tudo! Pensei que ia desta para melhor. Só conseguia pensar na minha mulher coitadinha, que está desempregada!".

Segundo Teotónio o ataque foi muito rápido e demonstrou uma preparação cuidada. "Obrigaram-nos a parar e, em menos de um fósforo, arrombaram a tampa do depósito e, com um tubinho, tiraram o gasóleo todo que devia ser à vontadinha uns 50 litros! Não ficou nem pinga! Até roubaram o meu isqueiro quando perceberam que era a gasolina e estava a ver que levavam também o Sesinando que, como não usou os toalhetes nas bombas de combustível, tinha as mãos a cheirar a gasóleo. Dos valores que estavam na carrinha nem quiseram saber!".

Procurámos contactar a Polícia Judiciária para obter uma declaração oficial mas desistimos quando nos foi dito que teríamos de pagar previamente a Taxa de Obtenção de Declarações Oficiais e que esta não é dedutível no IRS.

Seja como for, esta é sem dúvida uma notícia preocupante para as empresas de transporte de valores que poderão estar a braços com um novo tipo de ameaça.

Fotografia (editada com total ausência de bom gosto): Alentejo Magazine

terça-feira, janeiro 18, 2011

Tubarão morre após ataque de turista

Não. Não há qualquer erro no título. Esta notícia tem vindo a correr Mundo foi noticiada também em Portugal em alguns meios de comunicação social.

Segundo a história que tem vindo a ser contada, um turista sérvio, de nome Dragan Stevic, tornou-se um herói no Egipto após ter morto um tubarão branco com os próprios pés.

Como estava demasiado alcoolizado na altura para se conseguir lembrar do que aconteceu, foi o seu amigo Milovan Ubirapa quem contou tudo. Estavam numa praia egípcia quando Dragan avistou uma prancha de salto utilizada por mergulhadores. Pediu então ao seu amigo para lhe segurar a cerveja e, antes que alguém tenha tido oportunidade de reagir, correu para a prancha e saltou para o mar, aterrando em cheio na cabeça de um tubarão que, passadas algumas horas, seria encontrado morto não muito longe dali.

Seria de facto uma história fantástica... não fosse o facto de ser falsa. Aparentemente, alguém tomou como verídica esta história que foi originalmente publicada no site NJUZ.net, um site no qual é possível encontrar histórias tão mirabolantes como a que dá conta que, devido ao caos político no país, um turista sérvio foi eleito presidente da Tunísia. Um dos suspeitos poderá ser a Macedonian International News Agency.

Um beijinho à Sunita por esta dica ;)

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Porque há mulheres que não dão valor ao romantismo masculino (Vídeo)

Haverá algo mais sensacional do que uma romântica ida a dois a fantástico jogo de futebol da Liga Belga em pleno boxing day (dia 26 de Dezembro) e, ao intervalo, pedir a namorada em casamento? A resposta é sim! Sobretudo se, em frente a todo o estádio e com transmissão televisiva em directo para todo o Mundo, a namorada recusar o pedido e mostrar na fuga subsequente os seus dotes de corrida, deixando de joelhos no relvado o desafortunado namorado.

Aconteceu no último dia 26 de Dezembro, no intervalo do jogo entre o Cercle de Brugges e o Standard de Liège e merece ser visto, apesar de não ter tradução. As imagens valem realmente por mil palavras. Observem a reacção de crescente incredulidade da, presumimos, actual ex-namorada do infeliz rejeitado. Aquele passo atrás no momento em que ele se ajoelha é magnífico!


Já agora, aproveito para dizer que o resultado final ficou em 1-0 para a equipa da casa.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Paralisia cerebral - Pedido de ajuda para as gémeas de Palvarinho


Foi com choque que tive conhecimento esta semana, através do Jornal do Fundão, da situação em que se encontram duas ex-alunas minhas, a Dina e da Vera, irmãs gémeas actualmente com 28 anos de idade, residentes na aldeia de Palvarinho, Castelo Branco.

Ambas sofrem de paralisia cerebral e de uma doença neurológica degenerativa, sendo que esta se começou a manifestar há 6 anos atrás, após a trágica morte do padrasto, num acidente de trabalho do qual as seguradoras se esquivaram ao pagamento. De então para cá o estado de saúde das irmãs foi-se degradando, afectando-lhes a mobilidade e autonomia de tal forma que agora apenas se conseguem deslocar em cadeiras de rodas e são obrigadas a usar fralda.

A família vive numa casa sem um mínimo de condições de acessibilidade e fracas condições de habitabilidade, sendo que a Vera tem de ser carregada pela mãe para o quarto no 1º andar, situação que já deu origem a várias quedas. A casa precisa pois de várias obras, desde a reparação do telhado até à construção de um quarto no rés-do-chão.

O dinheiro obviamente não chega para tudo e, apesar do apoio da Segurança Social ao qual se soma o parco salário da mãe, o dinheiro é canalizado para medicamentos, para a prestação do carro, que nesta altura é indispensável, e para a prestação mensal da APPACDM, pelo que qualquer ajuda será bem-vinda.

Para aqueles que quiserem contribuir, o agrupamento escolar Faria de Vasconcelos abriu uma conta solidária na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo :

NIB 0045 4055 40241226495 98

Qualquer contributo, mesmo que modesto, será uma preciosa ajuda para esta família em dificuldades e será com certeza muito bem-vindo. Obrigado a todos.

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Onde consultar os preços dos combustíveis e descobrir os mais baratos

Nos últimos dias, temo-nos visto obrigados a fazer mais uns furinhos no cinto, de modo a apertá-lo um bocadinho mais, correndo inclusive o risco de comprometer bom funcionamento do nosso tracto intestinal.

Se há sectores que fazem com que o contribuinte comum se sinta como uma das personagens coadjuvantes do arquitecto Tomás Taveira na longa metragem que fez sucesso nos anos 1980, um deles é sem dúvida o sector dos combustíveis, sector esse cuja política de preços subverte completamente o velho adágio popular, segundo o qual para baixo todos os santos ajudam.

Já anteriormente aqui havíamos deixado a referência a dois sites onde podem encontrar os combustíveis mais baratos mas, honrando o espírito de Serviço Público que de vez em quando nos move, voltamos aqui a fazer referência a eles.


Mais Gasolina


Na Internet desde 2005, é mantido pelo voluntariado dos seus webmasters e dos utilizadores registados, que vão actualizando os preços dos combustíveis dos postos de abastecimento das suas zonas de residência. Tem ainda um comparador de preços médios das principais gasolineiras sendo as mais caras a Galp, a BP e a Repsol. Disponibiliza ainda ferramentas para incorporar em dispositivos móveis. O site encontra-se em www.maisgasolina.com


Preço dos Combustíveis Online

Implementado pela Direcção Geral de Geologia em Fevereiro de 2009, este site permite a pesquisa de informação acerca dos postos de combustíveis segundo vários critérios, seja por pesquisa geográfica, seja por introdução de uma determinada rua (via Google Maps) ou ainda uma pesquisa mais criteriosa por tipo de combustível, marca ou tipo de posto.
O site encontra-se em www.precoscombustiveis.dgge.pt.

Será relevante cruzar informação dos dois sites para ter a certeza de que a informação está devidamente actualizada. Seja como for, são sem dúvida uma ferramenta extremamente útil no planeamento de uma viagem e, principalmente, na preservação do estado de saúde dos nossos bolsos. Experimentem e digam o que acharam.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Ainda o ano mal começou e já temos direito a um eclipse...


Quem for mais madrugador e tiver a sorte de ter um céu limpo, poderá amanhã assistir ao primeiro de 4 eclipses solares com que o ano de 2011 nos vai brindar, isto sem contarmos com o eclipse económico-financeiro, o eclipse social, o eclipse político... De todos estes, só o solar de amanhã e os últimos 3 serão visíveis em Portugal.

Assim, se amanhã, dia 4 de Janeiro, ao acordarem, tudo vos parecer mais escuro, é simplesmente porque o Sol estará parcialmente tapado pela Lua, sendo o fenómeno mais visível entre o nascer do Sol e as 9h, o que dará bastante jeito já que, tratando-se da hora do café, acabamos todos de assistir ao eclipse e depois tomamos um cafezinho (+ IVA) para ganhar coragem para o resto do dia.


Para mais informações, consultem o site do Ciência Hoje, que foi aliás de onde veio esta bela imagem que dá um certo aspecto de rigor científico a este artigo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...