Porque hoje é o dia mundial da fotografia...

...decidi ir fazer o gosto ao dedo esta manhã pelas ruas de Viana do Castelo, juntando ao resultado um ou outro apontamento registado nos últimos dias pelas redondezas. Aqui estão os "bonecos".


Passagem pedonal do Viaduto de Santo António



Antigo mosteiro de Santa Ana (século XVI), adaptado a edifício da Congregação da Caridade após a morte da última freira em 1895.


Capela das Malheiras (século XVIII), mandada construir por D. António Malheiro, bispo do Rio de Janeiro.




A antiga Casa da Câmara e o Chafariz (século XVI) , dois dos elementos dominantes da Praça da República, outrora Campo do Forno, ambos construídos diante da Porta de Santiago das desaparecidas muralhas de Viana do Castelo.



Embora as instalações já mostrem pouco do esplendor de outrora, Mercúrio continua a cumprir com determinação a sua missão de vigiar a rua.


Rosácea entre as flores. A Catedral de Viana do Castelo, construída a partir do século XIV, é a sede da mais recente diocese portuguesa (1977).



Carranca na fachada da Casa dos Arcos ou Casa de João Velho, homem que distinguiu militarmente na Guiné durante o século XV. Nesta casa terá pernoitado o rei D. Manuel I na sua peregrinação a Santiago de Compostela. 



Sim, um cogumelo! Clathus archeri.




Moinho de rodízio junto à ribeira de Portuzelo




A chaminé de uma fábrica abandonada e a vegetação em luta pelas alturas.

Comentários