Uma ideia simples, inteligente e inovadora!

Ao revirar o meu arquivo fotográfico, (re)encontrei esta fotografia tirada no Sudoeste de França em 2011, mais concretamente na cidade de Pamiers (recordar aqui). Na altura acabei por não a publicar mas, como o seu contexto ainda é actual (se calhar até mais do que então), faço-o agora.



O aparato retratado na foto, que me surpreendeu pelo seu ineditismo, é nem mais nem menos que uma máquina distribuidora de leite fresco, imaginada e instalada em 2010 por Roland Chapot, um produtor local que teve esta ideia inovadora para, face à queda do preço do leite, procurar uma forma alternativa de escoar a sua produção.

Assim, todas as manhãs a máquina é abastecida com leite fresco, vindo directamente da quinta de Chapot, sendo depois distribuído como numa usual máquina de vending. Os clientes inserem na máquina a quantia de dinheiro necessária (ou cartão pré-pago) e uma garrafa de vidro é automaticamente enchida e entregue.

Numa altura em que se batalha pela regeneração do nosso sector primário e as diferentes regiões procuram escoar os seus produtos endémicos, porque não olhar para soluções deste género? As boas ideias podem e devem ser seguidas.

Comentários