Ainda o festival "Míscaros" - Alcaide em destaque no Público


O recente festival Míscaros, na aldeia do Alcaide, é o tema de uma reportagem assinada por Alexandra Prado Coelho no suplemento Fugas, do Jornal Público, dividindo o protagonismo com a Serra de Sintra dentro da temática da micologia. 

Partindo do passeio micológico (no qual participámos - recordar aqui), a autora leva os leitores à descoberta, não só dos sabores dos cogumelos, mas também da própria aldeia do Alcaide.

No artigo dá-se também eco ao potencial dos cogumelos como factor de desenvolvimento económico, numa estratégia de divulgação dos produtos endógenos, corporizada na intenção de criar um centro de recolha e distribuição de cogumelos, um mercado que no concelho do Fundão pode valer cerca de 15 milhões de euros por ano, sendo que a maior parte desse valor fica em Espanha, segundo Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.

A criação deste centro seria sem dúvida uma mais valia para a região, dando não só mais visibilidade ao Concelho do Fundão como também contribuíndo para o seu estímulo económico. Haverá no entanto um trabalho mais alargado a fazer, a par da criação desse centro, que passa sem dúvida pela regulamentação da prática de recolha, de forma a evitar algumas autênticas barbaridades que se vão praticando, pelos muitos pinhais ao redor da Gardunha, por esta altura do ano.

Podem ler a reportagem na íntegra clicando aqui.

Comentários