Fotografias falsas do Furacão Sandy em Nova Iorque fazem furor nas redes sociais!

As redes sociais são um veículo privilegiado de propagação de informação que muitas vezes se revela mais rápido e eficaz do que os mass media tradicionais. O exemplo paradigmático disso mesmo aconteceu aquando do sismo no Haiti quando, após o abalo e durante as primeiras horas, tudo o que se sabia sobre o que estava a acontecer chegava através das redes sociais.

No entanto, as redes sociais têm também um lado negativo. Aproveitando a tendência que os cibernautas têm para acreditar nas informações que circulam através delas, muitas vezes aquilo que é partilhado acaba por se revelar incompleto ou até mesmo falso.

O furacão Sandy, protagonista do momento de tudo o que é serviço noticioso, trouxe consigo muito mais do que chuva e vento. Inundou também as redes sociais, nomeadamente o Facebook, com uma série de fotografias supostamente registadas hoje em Nova Iorque e mostrando os efeitos do furacão Sandy na cidade que nunca dorme (esta noite muito menos!). Ora acontece que estas fotografias, que abaixo partilho com vocês, são... falsas!

Por isso já sabem, a regra de ouro nas redes sociais é acolher todas as notícias, fotografias ou qualquer outro tipo de conteúdo partilhado com um atento espírito crítico, confrontando sempre a informação com fontes credíveis. 


A primeira foto a circular. Trata-se de uma foto-montagem. O original é este:

Mike Hollingshead, Super célula no Nebraska 2004



Conseguem avistar o Dennis Quaid? Trata-se de um fotograma do filme apocalíptico "O dia depois do amanhã"!

Supostamente uma inundação num McDonalds, é uma instalação artística antiga. Ver aqui


Uma foto demonstrando a fibra dos soldados que guardam o túmulo do soldado desconhecido. Não deixa de ser verdade... mas trata-se de uma foto tirada em Setembro.


Um "must"! Um tubarão em Ocean City. Montagem, claro, de um tema recorrente (tubarões!)

Não se trata do furacão Sandy mas de uma foto tirada durante um alerta de tornado em Abril do ano passado

Comentários