Orgulho enorme por esta jovem e extraordinária autora!

Tive hoje o prazer de receber esta notícia -uma surpresa que, pensando bem, até nem o é!- da publicação do primeiro livro da minha jovem prima Laura Dupui, uma jovem de extraordinárias capacidades e que ainda vai dar muito mais que falar! 

Vale a pena ler a entrevista dada há uma semana ao jornal "La Dépêche" e que abaixo traduzo:


Aos 14 anos, Laura Dupui publica o seu primeiro romance

Após ter obtido o "Brevet des Collèges" (ndr: equivalente ao nosso 9º ano) com menção de "Muito Bom" (18,5 a Francês, 19 a História, 20 a História da Arte), Laura Dupui prepara-se para entrar no 3º ciclo no liceu Grabriel-Fauré, em Foix. Mas até lá ela vai apresentar o seu primeiro romance no Salão do Livro em Tarascon no próximo dia 12 de Agosto. Com 14 anos!

Laura, há quanto tempo escreves?
Há muito tempo, mas foi por volta dos 8 anos que tive vontade de me lançar na escrita de romances. Também participei em concursos de notícias, como em Maio de 2011 onde obtive o primeiro prémio (adolescentes) na Feira do Polar (Romance Policial) em Séronais, em Castelnau-Durban. Gosto muito de escrever romances pois sinto-me livre para desenvolver ideias pessoais. Durante um estágio na "Gazeta Ariégeoise" (jornal local), descobri que a escrita de artigos de jornal implicava menos liberdade. Escrevo entre a minha actividade escolar e as minhas restantes actividades. De facto, pratico bastante desporto (ténis, equitação, esqui) mas também pratico piano, canto coral, teatro. Sou igualmente membro do conselho comunitário dos jovens do vale de Auzat e Vicdessos.

Onde é que vais buscar a tua inspiração?
A inspiração surge-me naturalmente e nunca tenho necessidade de procurar longe apesar de fazer algumas viagens com os meus pais. Por exemplo, as belas paisagens do meu vale permitem-me descrever com precisão os cenários, tal como a minha casa, os passeios ou os filmes que vejo. Tudo pode criar ideias que anoto, mesmo à noite! As minhas personagens são inteiramente fictícias, gosto de as criar com as suas diferentes personalidades.

Quais são os teus projectos nesta área?
Pretendo, com certeza, continuar a escrever enquanto a minha imaginação não me falhar, pois tenho ainda dezenas de ideias na cabeça e muitas histórias para contar e espero que outras venham a seguir se as pessoas me lerem. Se escrevo é também para ser lida! Espero que este romance agrade pois já estou a preparar o 2º volume, com uma surpresa final para o leitor!

Comentários