quinta-feira, setembro 22, 2011

As Termas Romanas da Quinta do Ervedal - Convite


No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu Arqueológico José Monteiro, no Fundão, propõe uma actividade que pretende dar a conhecer uma das maiores descobertas arqueológicas dos últimos anos do Concelho do Fundão: as termas romanas da Quinta do Ervedal. O objectivo não é apenas o de divulgar o local mas também de compreender a sua importância e função nos séculos de ocupação romana da região.

Assim, às 18h terá lugar no auditório do Museu uma palestra, com entrada livre, intitulada "As termas no quotidiano do Mundo Romano", da autoria da arqueóloga de origem fundanense Pilar Reis. Após a palestra, a equipa do Museu propõe uma visita às escavações da Quinta do Ervedal para dar a conhecer as espantosas descobertas que ali têm vindo a ser feitas.

É sem dúvida um oportunidade a não perder. Encontramo-nos por lá!



sexta-feira, setembro 16, 2011

A solução (mais fácil) para o buraco financeiro da Madeira

madeira
 
E não há cá mais dores de cabeça! Alguém interessado?

quinta-feira, setembro 15, 2011

Chiranjeevi - Afinal o Chuck Norris não passa de um puto reguila

Se alguém nos perguntar quem é o actor mais macho da história do cinema, incluíndo as projecções de cinematógrafo dos irmãos Lumière, a resposta mais natural que nos ocorre será sem sombra de dúvida Chuck Norris, certo? Errado! No que toca a expressão máxima de macheza numa película de cinema, ela terá forçosamente de ser atribuída a Chiranjeevi, o verdadeiro action hero, a destruição irracional condensada em forma humana.

Verdadeiro ícone de Bollywood, a versão indiana da Meca do Cinema (e curiosamente com maior caudal de produção anual de películas do que a sua contraparte estado-unidense), Chiranjeevi encarna personagens implacáveis, capazes não só de desafiar as leis indianas, como também as leis da física, com o feitio próprio de quem acabou de se empanturrar com chamuças demasiado condimentadas.

Se não acreditam, vejam o trailer que se segue e que apresenta uma cena de acção protagonizada por Chiranjeevi. Esta cena deve estar certamente registada no Guinness book os records como a cena que reuniu mais veículos com capacidade de auto combustão e mais jipes Willis dotados de capacidade de voo, sendo que esta última característica uma completa novidade. Vemos também que, se o jipe não levantar voo só por si, é fácil forçar esse comportamento, bastando para tal cravar um pedaço de tubo de escape no seu radiador.

Por outro lado, esta cena introduz também o conceito arrojado de cavalo drifter e ainda, no trecho em que o herói força dois cavaleiros a uma valente cambalhota quando vai de encontro a um poste de iluminação com as pernas dispostas receptivamente em "V", o conceito de balls of steel. O curioso é que, com toda a adrenalina provocada por esta frenética sucessão de situações de pura acção, passa-nos completamente ao lado o facto da personagem ser um sujeito roliço com cabelo à Marco Paulo e vestido de cor-de-rosa.


Ao contrário do que possa parecer, o áudio dos filmes de Bollywood não se limita a ruídos de explosões, golpes de karate indiano e som de pneus, sem que haja troca de palavras entre os protagonistas, como se pode constatar pelo trailer bónus que a seguir partilho com vocês. Trata-se do trecho de um filme em que, aquilo que parece ser uma versão indiana do Jel, tem uma acessa discussão laboral com um grupo de indivíduos desagradáveis e bem vestidos, sem dúvida numa alusão subreptícia a Karl Marx.

Para vossa comodidade, os diálogos foram dobrados com o máximo de rigor em português brasileiro.



quarta-feira, setembro 14, 2011

Divulgação/Oportunidade: Mestrado em Computação Móvel

Foi-nos solicitado a divulgação da informação que se segue e que constitui sem dúvida uma excelente oportunidade para perspectivar um início de carreira na área de programação e estruturação de sistemas móveis (telemóveis, PDAs, iPad,...)


Está a decorrer até 16 de Setembro a 2ª fase de candidaturas da 4ª edição do Mestrado em Computação Móvel do Instituto Politécnico da Guarda.

Os licenciados pré-Bolonha interessados no Mestrado, podem requerer a creditação automática integral da componente lectiva do 1º ano do Mestrado, tendo que fazer apenas o 2º ano do Mestrado.

Este Mestrado centra-se especificamente na temática da mobilidade e ubiquidade dos sistemas informáticos. O curso vai ao encontro do crescente interesse pelos sistemas informáticos móveis e sobretudo da grande necessidade de recursos humanos qualificados capazes de responder às necessidades de desenvolvimento de sistemas e serviços inovadores nas áreas das redes de comunicação móveis, dos dispositivos móveis e dos serviços informáticos móveis.

O Mestrado destina-se a titulares do grau de bacharel, licenciado, ou equivalente legal, na área científica de Informática, assim como a detentores de um currículo escolar, científico, ou profissional relevante.

Para mais informações sobre o curso, por favor consulte as páginas do Mestrado em http://mcm.ipg.pt/.

Para mais informações sobre as candidaturas consultar

http://mcm.ipg.pt/doku.php?id=Candidaturas

Foto: Open Learning

segunda-feira, setembro 12, 2011

quinta-feira, setembro 08, 2011

Prof Cavaco, eles encontraram finalmente a solução!

Perguntava no início do ano o nosso Presidente da República, o Prof. Aníbal Cavaco Silva, o que era necessário fazer para que nascessem mais bebés em Portugal.



O novo Governo não ficou insensível ao pungente apelo e parece querer oferecer uma solução simples:



Imagem: Corpo Saun

Divulgação: Valverde em 3D - da Cova da Beira para o Google Earth


"Valverde em 3D" foi um projecto desenvolvido de modo a promover e divulgar em 3D os edifícios mais importantes da aldeia de Valverde, do concelho do Fundão. É um projecto pioneiro para uma aldeia de Portugal, sendo Valverde a "1ª Aldeia de Portugal" a ter os seus edifícios mais importantes em 3D, e com possibilidade de serem vistos por qualquer pessoa em qualquer parte do Mundo, no maior Portal Geográfico do Mundo - Google Earth.

O Projecto "Valverde em 3D" foi apresentado no dia 9 de Abril de 2011 aos seus habitantes, no Pavilhão Desportivo, na festa comemorativa do Dia da Freguesia.

Na "Visita Virtual 3D" apresentada no Dia da Freguesia foram visualizados os seguintes edifícios: o Depósito da Água, a Igreja Matriz, o Museu D. João de Oliveira Matos, a Junta de Freguesia, a Capela do Espirito Santo, a Escola Primária, o Pavilhão Desportivo, a Capela de São Domingos e a Capela do Martir São Sebastião, esta última situada na anexa Carvalhal. Mas para já na "Visita Virtual" no blog oficial, não estão incluídos o Depósito da Água e a Junta de Freguesia devido a intervenção na sua modelação.

O autor:

Nuno Dias é natural do Fundão, Castelo Branco. Actualmente é Freelancer na área de Modelação 3D e estudante de Licenciatura em Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior, onde também é formador do curso "Iniciação ao Autocad".

Sites:

Blogspot: http://valverde3d.blogspot.com/
Facebook: http://www.facebook.com/valverde3D

quinta-feira, setembro 01, 2011

Para quem acha que sabe estacionar…

 

Em Granada, a necessidade de aproveitar o espaço reduzido da Calle Plegadero Alto dotou os moradores, possuidores de veículo automóvel, de uma invulgar aptidão no campo da ciência do estacionamento.

O resultado é sem dúvida impressionante e, no caso do veículo deste instantâneo, arrisco-me até a dizer que mais uma demão de tinta seria o suficiente para a carroçaria tocar na parede.

parking

Granada, 5 de Agosto de 2011

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...