segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Parabéns, Katano!

Celebrou-se no dia 26 de Fevereiro, o aniversário do ilustre fundador deste Blog e de outras tantas coisas da "ord uaide uébe"!

Dois dias depois... Parabéns!!

Aqui fica um instantâneo do Bolo de Aniversário (um verdadeiro cliché, segundo o aniversariante), graças ao nosso fotógrafo de serviço, Xamane (que além de batizados e casamentos, também fotografa festas de aniversário - para contacto: 96 45 *****).

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Para sempre, Zeca Afonso!

2 de Agosto de 1929 - 23 de Fevereiro de 1987

Uma voz que nem a morte conseguiu silenciar




terça-feira, fevereiro 22, 2011

I Congresso e Competições de Hotelaria - Reportagem Localvisão (Vídeo)

Aqui fica um cheirinho daquilo que foi o I Congresso de Competições e Hotelaria do Fundão, que teve lugar no último Sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão.

Apesar de ter sido a I edição, há que dizer que foi organizada de forma excelente e que a escolha dos temas e dos oradores do Congresso também foi muito interessantes. Por aqui envio os meus parabéns a todos os que trabalharam para que isto acontecesse!




Uma reportagem Localvisão - Castelo Branco.

sábado, fevereiro 19, 2011

Sobre marketing viral - A hunter shoots a bear (Vídeo)

A manhã de hoje foi passada no Congresso de Hotelaria, na Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. Para além da surpresa de ter sido informado à chegada que iria ser eu o apresentador de serviço (embora não comparável à surpresa sentida numa certa ocasião algures por volta de 2004 quando, numas jornadas de arqueologia, fui informado que fazia parte do painel de oradores), as apresentações foram extremamente interessantes.

Centradas essencialmente nas Redes Sociais e no papel fundamental que estas podem desempenhar enquanto ferramentas de negócios, as apresentações ajudaram a abrir alguns horizontes e a desmistificar o papel que de "ferramentas de improdutividade" com que geralmente aquelas plataformas são conotadas.

Falando de Marketing Digital, foi referido um dos seus canais: o Marketing Viral. Trata-se de uma técnica que procura cativar o público e explorar as redes sociais, criando conteúdos (vídeos, aplicações flash, etc...) que, pelo seu interesse, são sucessivamente partilhados, espalhando-se como se de um vírus se tratasse.


Há cerca de um ano, publiquei aqui um artigo sobre um vídeo sueco que foi um autêntico sucesso de marketing viral. Lembram-se? Entretanto o site onde ele se encontrava deixou de estar disponível mas o vídeo pode ser encontrado aqui.

Hoje, foi apresentado um outro exemplo que eu não conhecia. Trata-se de uma campanha da Tipp-Ex (alguns não-utilizadores ou utilizadores menos atentos de corrector poderão perguntar "Tip quê??!") que consiste num vídeo, no qual um caçador se confronta com a decisão de dar ou não um tiro num urso. Cabe inicialmente ao utilizador-espectador decidir se o caçador dispara ou não sobre o animal.

Em seguida, é-se redireccionado para um outro site no qual o caçador pede ao utilizador-espectador decida o que deve fazer ao invés de atirar no urso, sendo possível escrever a acção numa caixa de texto que surge para o efeito.

O primeiro vídeo está aqui:


Experimentem!

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Um miúdo africano faz o resumo do filme "Comando" (Vídeo)

A Mama Hope é uma organização sem fins lucrativos que se propõe ajudar ao desenvolvimento de comunidades auto-sustentáveis na África subsaariana, e que se gaba de já ter contribuido para ajudar mais de 55.000 pessoas.

Romper preconceitos e cativar pelo lado positivo é o mote da sua última campanha de angariação de fundos "Stop the pity, unlock the potential". O objectivo é fazer com que o Mundo perceba que os africanos não são meros objectos de pena, enquadrados em preconceitos clássicos de miséria, fome e guerra, e que são pessoas reais para quem as campanhas de auxílio podem realmente fazer a diferença.

O primeiro vídeo da campanha mostra o Alex, um miúdo tanzaniano de 9 anos, a descrever o filme "Comando", película que celebrizou Arnold Schwarzenegger. Depois de verem o vídeo, conseguem continuar a ver o Alex da mesma forma?



Agradeço ao meu mui estimado e caríssimo Filipe Quinaz pela sugestão.

Divulgação - I Congresso e Competições de Hotelaria da EHT Fundão

É já amanhã que a Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão organiza o I Congresso e Competições de Hotelaria, numa iniciativa a cargo dos alunos do curso de Gestão Hoteleira - Restauração e Bebidas.

Entre várias competições de Bar e Restaurante, onde os participantes terão de por à prova toda a sua mestria, haverá ainda um congresso dividido em 2 painéis de oradores. O primeiro painel será dedicado à hotelaria nas redes sociais enquanto o segundo versará sobre o tema Yeld/Revenue Management.

Os interessados em participar poderão inscrever-se on-line em http://congressohotelaria.blogspot.com/.

Este fim-de-semana, o Fundão é a capital da hotelaria!

Clicar para ampliar


Divulgação: Colóquio - Os Segredos do Subsolo no Concelho do Fundão

É já na próxima semana que são apresentados os resultados dos principais trabalhos de investigação arqueológica realizados nos últimos 7 anos no concelho do Fundão. Uma oportunidade a não perder, tanto para os especialistas da área como para a própria população do concelho.

No próximo dia 25 de Fevereiro, realiza-se no Fundão o colóquio "Os segredos do subsolo no Concelho do Fundão" – seis anos de escavações arqueológicas (2003-2009). Neste encontro estarão reunidos os arqueólogos que têm efectuado trabalhos de escavação no Concelho do Fundão, para uma apresentação dos resultados dessas mesmas investigações. As conferências iniciam-se às 10h00 no Museu d’Imprensa (Casino Fundanense) e a entrada é livre.


Clicar para ampliar

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Belver, da Lampreia aos castelos...por fora.

Domingo passado foi dia de lampreia, especialmente designado para o efeito…e, se possível, para um passeio fotográfico de tarde.

A chuva intentíssima da manhã prometia tudo menos passeio para a tarde, de modo que nos concentrámos no almoço!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Surpreendentemente a chuva parou e deu lugar a chuviscos intercalados com abertas e um sol radioso, a tarde estava salva!

Perto da estação de Alvega-Ortiga, encontrámos um pequeno núcleo de cegonhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ainda perto da estação, uma construção espectacular de outros tempos, mais precisamente 1906, era apenas habitada por outro casal de cegonhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Às portas do Castelo de Belver, uma oliveira (ou será um Ent?) viu a sua tentativa de se atirar ao Tejo frustrada por raizes demasiado profundas…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E eis senão quando em Belver, após verificar um horário no local que explicitamente mencionava a hora de fecho no domingo às 17h00 excepto no último de cada mês, encontrámos isto:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma bela porta fechada, de um belo castelo (pelo menos por fora).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ao longe o Tejo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ainda o Castelo de Belver ao longe, de fora portanto…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sem stress, afinal havia outro castelo por perto, o de Amieira do Tejo:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sim, aquilo é uma porta fechada…

Mas Amieira do Tejo é uma pequena maravilhosa localidade, dá prazer passear pelas suas ruelas.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A desertificação e consequente abandono de algumas casas pelos vistos também se faz sentir por aqui.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esta laranjeira deixaria com certeza tanto o nosso presidente como o líder da oposição muito orgulhosos!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Calvário de Amieira do Tejo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Acabou por ser um boa tarde para a fotografia.

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Descoberta a receita da Coca-Cola!


Ter noz moscada, coentros e, claro, folha de coca é meio caminho andado para fazer uma bela Coca-Cola caseira. Pelo menos é o que leva a crer o anúncio da descoberta da receita original desse ícone líquido do capitalismo, que se entranhou nos nossos hábitos de consumo após o 25 de Abril.

A descoberta, anunciada num programa da rádio Chicago Public Radio, o The American Life, aconteceu quando alguém encontrou uma foto com a receita original num exemplar do jornal Atlanta Journal Constitution datado de 18 de Fevereiro de 1979.

Embora incialmente contivesse álcool, este ingrediente acabou por ser retirado devido à proibição de bebidas alcoólicas nos EUA. Também o princípio activo do extracto de folha de coca deixou de ser usado. Aliás, inicialmente o objectivo do autor da receita era de ajudar a ultrapassar o seu vício em morfina adquirido na Guerra Civil, daí a adição de coca na receita.

No entanto, há um ingrediente que continua secreto e que na receita é apenas designado como ... 7X.

Eis então a dita receita para usufruto dos leitores deste blogue:

Extracto líquido de folha de coca: 11,07 mililitros (mL)
Ácido cítrico: 90 mL
Cafeína: 30mL
Açúcar: 30 (medida desconhecida)
Água: 9,46 L
Sumo de lima: 0,946 L
Baunilha: 28,35 gramas
Caramelo: 42,525 gramas (a quantidade pode ser maior para dar cor)
O sabor secreto 7X (usa-se 60mL do sabor 7X por 18,927L de xarope)
Álcool: 240 mL
Óleo de laranja: 20 gotas
Óleo de limão: 30 gotas
Óleo de noz-moscada: 10 gotas
Coentros: 5 gotas
Néroli (extracto de flor de um citrino "parente" da laranja): 10 gotas
Canela: 10 gotas

Se experimentarem, espero que partilhem aqui a vossa experiência, nem que seja para dizer onde é que é possível adquirir Néroli a bom preço. Ah! Se tiverem algum 7X a mais que possam emprestar também agradeço.

Foto: Hiper Super Fonte: Público

Bonsai On The Wind

Gostei especialmente do 'Bonsai on the rocks' no último post, de tal forma que imaginei logo a Scarlett O'Hara perto dele, olhando o horizonte, exclamando "As God is my witness, I'll never be hungry again!" :P Ora vejam lá:

Isto era para ser um comentário ao post 'Penjing, uma paisagem de montanha com bonsai', mas aparententemente não dá para por fotos nos comentários.

mix: Xamane

sábado, fevereiro 12, 2011

Penjing, uma paisagem de montanha com bonsai

Após a primeira experiência na construção de um Penjing, um paisagem feita com bonsai, dedicámos ontem mais umas horas a esse tipo de construção e, desta vez, os resultados foram bastante mais satisfatórios.

Começo pelo fim. Eis um simpático ulmeiro colocado sobre uma laje de ardósia corajosamente obtida algures pelas serranias pela Ana...


... e eis então a verdadeira pièce de résistance, genuíno bonsai on the rocks, o Penjing construído com juníperos e tomilho-limão sobre calcário.


Ainda há muito trabalho para fazer neste Penjing em termos de estilização até obter um maior grau de realismo mas apresenta já um aspecto muito interessante. O que acham?

terça-feira, fevereiro 08, 2011

183º aniversário do nascimento de Júlio Verne - Download grátis de e-books do autor

Por ocasião do 183º aniversário do nascimento de Júlio Verne (8 de Fevereiro de 1828) presto aqui homenagem a este fantástico escritor, partilhando com vocês alguns links para ebooks que poderão descarregar e ler gratuitamente, bastando para tal ter o Adobe Acrobat Reader instalado.

Infelizmente não encontrei muita coisa em português. Sendo assim, deixo aqui também a sugestão de vários links noutras línguas.

Em português:


Outras línguas (128 links para download):

Obras de Júlio Verne Project Guttenberg

Peço a quem conhecer mais links (legais, obviamente!) que os partilhe aqui com os restantes leitores.

Voyage dans la Lune, Filme mudo francês de 1902


Logótipo Google comemora 183º aniversário do nascimento de Júlio Verne


O motor de busca Google volta hoje a surpreender com um logótipo interactivo para comemorar o 183º aniversário do nascimento do escritor Júlio Verne (8 de Fevereiro de 1828).

Hoje, o logótipo do Google transformou-se no painel de comandos do submarino Nautilus (do livro "20.000 léguas submarinas") que pode ser controlado com o rato, clicando e arrastando a alavanca que se encontra à direita.

Mais um excelente pormenor do Google, embora não ao nível daquilo que fizeram em relação ao 30º aniversário do jogo Pacman. Lembram-se disso?

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Pleurotus Ostreatus!

Olha o cogumelo fresquinho! Adivinha-se a jantarada...

Depois da Vida - Verdade ou Mentira?

Não, Júlia Pinheiro já não apresenta o programa apesar de ser dona de uma voz que, por si só, era capaz de acordar os mortos.

Peguem numa plateia expectante e em convidados famosos, coloquem-nos num cenário à média luz preenchido por uma música de fundo inquietante e no qual são invocados os espíritos dos falecidos para comunicar com os presentes, através da voz da médium inglesa Anne Germain. Eis os ingredientes do programa televisivo “Depois da Vida”, transmitido pela TVI às Sextas-feiras à noite.

Há dias, após expressar a minha estranheza pelo facto de todos os espíritos invocados saberem falar inglês, deixando-me na dúvida se, querendo tirar um curso de inglês, seria mais eficaz e económico inscrever-me no Wall Street Institute ou simplesmente falecer, lançaram-me o desafio de assistir ao programa. Assim o fiz e do que vi, tirei daí as minhas ilações, partindo do pressuposto que tanto os convidados como a plateia não tinham qualquer associação com a produção do programa, algo que não seria inédito neste tipo de formato.

Essencialmente, o “Depois da Vida” não passa de mais um programa, tão típico da TV portuguesa mas especialmente da TVI, onde os sentimentos humanos são vendidos como mercadoria, perante a sofreguidão dos telespectadores, sejam quais forem as proporções de voyeurismo e crença na sua motivação para assistir, muitas vezes resumindo-se a mera curiosidade mórbida.

Aquilo que Anne Germain faz, é simplesmente por em prática a sua tremenda capacidade de observação, associada a uma grande expressão dramática, para, baseando-se em informações que à partida já detém sobre as pessoas com quem fala, criar a ideia de que está a comunicar com espíritos. Melhor que tudo, leva as pessoas a acreditar que as informações que está a revelar são informações precisas e do foro íntimo quando na verdade são de conhecimento público.

Aí reside a tal capacidade de expressão dramática que, confesso, admiro na suposta médium. Por outro lado ela também consegue direccionar o seu discurso em função das reacções que vai obtendo das pessoas com quem fala, revelando a tal extraordinária capacidade de observação.

Vejamos por exemplo o caso específico de José Augusto Sá, um dos convidados do último programa, e responsável pela associação que pretende perpetuar a memória das vítimas do desastre ferroviário de Alcafache (11/9/1985).

No seu papel de intermediária entre Augusto Sá e o “mundo espiritual”, Anne Germain refere a presença de inúmeros espíritos, destacando-se 4 em particular que a médium revela serem respectivamente o pai, a mãe, a madrasta e a irmã do convidado.

Em que se apoia o seu discurso? Em relatos superficiais, dizendo o que as pessoas querem ouvir, e em afirmações cujo único propósito é comover o convidado para criar um duplo efeito: por um lado retirar-lhe presença de espírito e, por outro lado, criar um impacto mais forte nas pessoas que assistem. Dizer algo como “Sei que tiveste de te tornar adulto muito cedo” a alguém que perdeu a mãe aos 9 anos ou ainda “Sabemos que estaremos sempre no teu coração” a alguém que sente saudades dos seus familiares chegados que faleceram, não pode ser aplicado a praticamente toda a gente nas mesmas circunstâncias?

A mente humana tem esta incrível propensão a pegar em generalidades e em criar padrões particulares onde depois as vai encaixar, um pouco como acontece na leitura do horóscopo. Esse efeito cresce exponencialmente se lhe juntarmos o ingrediente mágico: a crença.

Sejamos francos… a imprensa cor-de-rosa e o Google são uma tremenda fonte de dados que dispensam os espíritos quando se trata de prestar informações. Eu próprio demorei apenas 2 minutos a encontrar a informação necessária para sustentar esta “entrevista” aqui, aqui e aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...