Vamos nessa / Hábitos de leitura

O Eduardo, ali d'O Andarilho, propôs-me este desafio relativo a hábitos de leitura, que tem vindo a ser reencaminhado através de blogues, e que no final deve ser proposto a outros colegas da blogosfera. Ora então cá vai disto.

1. - Existe um livro que relerias várias vezes?

Qualquer um da obra de João Aguiar. Bom, se calhar nem todos mas a maior parte.

2. - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste, tentaste e não conseguiste ler até ao fim?

Assim de repente, ocorre-me Os Versículos Satânicos de Salman Rushdie. Um dia destes tento novamente.

3. - Se escolheres um livro para ler no resto da vida, qual seria?

O resto da vida com um livro apenas? Impensável!

4. - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, não leste?

"Ceux de 14" de Maurice Genevoix. Não consigo encontrar apesar de já ter corrido uns quantos alfarrabistas...

5. - Que livro leste, cuja cena final jamais conseguiste esquecer?

"A Oeste nada de novo". Fiquei uns quantos segundos parado a olhar para o livro após o ter fechado.

6. - Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

Se bem me lembro, algures pelo 5º ou 6º ano, cheguei a ser alvo de chacota por ter preferido ir para a biblioteca em vez de ter ficado com o pessoal no pátio a jogar ao eixo. Ainda na primária, devorei todos os livros dos Cinco, vários de Júlio Verne, todos os livros sobre história que conseguia apanhar, mais tarde li todos os livros da colecção Uma Aventura que tinham sido lançados até à altura em que achei que já não eram interessantes. Já agora, há que dar o honroso destaque aos livros de BD que também tiveram uma quota parte importantíssima nos meus hábitos de leitura infanto-juvenis. Não me esqueço que foi graças a um livro da Disney que aprendi uma receita infalível para curar os soluços. (Entretanto terá sido por essa altura que também tive acesso, sem querer, a revistas profusamente ilustradas com senhoras desnudadas mas creio que não será de bom tom referir isso aqui até porque há alunos meus que lêem este blogue.)

7. - Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

Não me lembro do título, nem do autor, mas o livro continua a fitar-me de forma intimidatória a partir da 2ª prateleira a contar do cimo, da estante da esquerda da minha mini-biblioteca. Porquê? Era mau demais e apeteceu-me deitar-lhe o fogo e só não o fiz porque isso resultaria no prejuízo dos 3 euros que me custou o livro, mais o preço das acendalhas. Ah, e porque danificar um livro é um crime lesa-cultura. Sobretudo por isso. Obviamente.

8. - Indica alguns dos teus livros preferidos.

"Uma deusa na bruma", "A hora de Sertório" e "O Priorado do Cifrão" (O Dan Brown leva aqui das boas!) de João Aguiar, "The Shinning" e "Os Tommyknockers" de Stephen King, "A Oeste Nada de Novo" de Erich Maria Remarche, "Toxina" de Robin Cook (numa altura em que se fala tanto da e-coli, é de leitura obrigatória!), etc, etc...

9. - Que livro estás a ler?

Estou entre livros. Reli "Contos do Alhambra" de W. Irving e agora vou ao "Dragão de Fumo" de João Aguiar.

10. - Indica dez amigos para responder a este inquérito.

As próximas vítimas são: a Ana Andrade, a Tituxa, o Roque, a Sãozinha, a Paulinha, a Cathy (toma lá que já almoçaste!), o Paulo Moura, o Orca, a Maria, o Luís e o Daniel!



Comentários