quinta-feira, setembro 30, 2010

Parabéns Sãozinha!

A São Rosas, essa criatura irresistivelmente geradora de sentimentos libidinosos, comemora hoje novamente o seu 22º aniversário. Para ela, com amizade sincera, aqui fica o hino oficial de parabenização do Blog do Katano. Parabéns Sãozinha!




segunda-feira, setembro 27, 2010

Programa Gandas Oportunidades - Vídeo

No seguimento do artigo anterior, o Pedro Fonseca, via Facebook, sugeriu o seguinte vídeo:



Não sei como foi com vocês mas eu só mesmo na parte do colchão é que comecei a desconfiar que não se tratava de um vídeo oficial.

Portugal, o País das Nóvas Upurtunidadez

E assim se vão cumprindo as metas estatísticas traçadas pelo Ministério da Educação para deixarmos de ser um país de analfabetos, para passarmos a ser cada vez mais um país de analfabetos diplomados, algo que fica sempre bem aos olhos dos outros países. Agora pergunto: porque carga de água andam as famílias a investir fortunas na educação dos filhos quando podem simplesmente mandá-los ir trabalhar a partir dos 16 anos para aumentar o rendimento do agregado? Se realmente estes fizerem questão de obter um diploma, poderão fazê-lo com muito menos esforço mais tarde.

É certo que, actualmente, no ensino regular, só por um cataclismo de proporções bíblicas um aluno não consegue concluir o Ensino Secundário. Até já há rumores a dar conta de que o simples facto de saber escrever bem o nome (sem contar o apelido) no boletim de matrícula já ser um garante de aprovação no final do ano, com louvor. Mas pelo menos assim não se causam danos à coluna vertebral devido ao peso dos livros e não é preciso investir pequenas fortunas em livros e afins.

Tal como os EUA foram, em anos idos, o País das Oportunidades, Portugal caminha hoje a passos largos para se afirmar como o país das Nóvas Upurtunidadez!

Ler também:

Visto ali n'a Carpinteira

sexta-feira, setembro 24, 2010

Vamos aprender como fazer um bonsai?

Recomeçam no próximo dia 1 de Outubro as sessões de bonsai do Kensho Bonsai Studio, na Covilhã. Estas sessões são excelentes oportunidades de aprendizagem tanto para quem se quer iniciar na arte do bonsai como para quem se quer aperfeiçoar, privilegiando a troca de ideias entre os participantes. Estes podem levar os seus próprios projectos de bonsai como trabalhar nas árvores do K.B.S..

As sessões irão decorrer às Sextas-feiras das 19h às 22h e aos Sábados das 10h às 13h. A primeira sessão é grátis!

Para mais informações sobre as sessões e sobre bonsai, podem visitar o site do Kensho Bonsai Studio clicando aqui.

quarta-feira, setembro 22, 2010

Discriminação… positiva?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É na pacata aldeia de Cucugnan, no sopé do monte que ostenta o Castelo de Quéribus, no sul de França, que a solução para o estacionamento tomou caminhos tão…criativos.

A aldeia recebe os turistas vindos do castelo, e disponibiliza um parque de estacionamento gratuito mas obrigatório, localizado à entrada da aldeia de modo a libertar as ruas para os peões. Imagino que a gratuitidade do parque não demovia alguns turistas de estacionarem nas estreitas ruas da aldeia, afinal a esplanada local ainda dista uns insuportáveis 200m do referido parque.

Adivinhem quantos veículos havia perto desta sinalética.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na solução encontrada deduzo uma tentiva de humor misturada com desespero, mas o certo é que nenhum carro se via nas redondezas da placa, daí a minha dúvida, é positiva esta discriminação? Pelos menos para o trânsito parece ser…

Cucugnan, ‘gay’ friendly?

Chegou o Outono!

Figura do Outono, do mosaico das quatro estações, na Casa dos Repuxos das Ruínas de Conímbriga. Séculos II-III d.C.

Paisagens em dourado e cor de fogo, cogumelos, castanhas, medronhos... chegou o Outono!


terça-feira, setembro 21, 2010

Incêndio no Coliseu de Roma


Os mais desprevenidos transeuntes que nos últimos dias passaram, ao final do dia, junto ao Coliseu de Roma, terão com certeza apanhado um susto de morte. Até ao próximo Domingo o emblemático monumento estará em chamas, fruto de um projecto artístico da autoria de um argentino, Pío Díaz, e uma dinamarquesa, Thyra Hilden.

Segundo eles, a obra pretende sensibilizar o público para o carácter vulnerável e efémero do património histórico, realçando a importância de se tomarem medidas para a sua conservação.

Fazendo uso de um mito histórico, dir-se-ia que, 2.000 anos depois, Roma arde novamente ao som da infame lira de Nero Claudius Caesar Augustus Germanicus.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Seleccionador? A solução é simples.

Nos últimos dias temos assistido ao desenvolvimento do capítulo mais recente da novela, de fazer inveja a qualquer argumentista mexicano apreciador de tequilla, que começou no dia em que Carlos Queiroz levantou suspeitas sobre a existência de um possível caso de doping na genitália da mãe de um dos madrugadores membros da ADoP. Daí até à abertura de uma vaga para o cargo de seleccionador nacional foi um tirinho, criando-se assim mais um caso no fértil campo da polémica nacional.

Instantâneo recolhido antes da fuga de Scolari com a Senhora do Caravaggio para o Uzbequistão, deixando para trás Gilberto Madail. Tudo eram rosas na FPF.

Ora, numa bela manhã de Quinta-feira da semana passada, um copo de café com leite e um pão com manteiga, Gilberto Madaíl teve um insight genial: pedir a José Mourinho que viesse fazer um biscate a Portugal só para desenrascar. Está bem que é sedutora a ideia de ter El Especial a conduzir a Selecção e deduzo que até será, para Mourinho, uma importante terapia de relaxamento poder deixar os Galácticos para orientar uma equipa da qual fazem parte Yannick Djaló, Quaresma e Sílvio mas... não será presunção achar que a crise levaria Mourinho a considerar interessante a perspectiva de ter um emprego em part-time?

Momento em que Mourinho se apercebe que não pode convocar Drogba, Milito, Lampard, Sneijder nem Higuaín para a Selecção mas que pode convocar Ricardo Quaresma e Yannick Djaló

Com a sucessão frenética de historietas, avanços e retrocessos que têm sido gerados à volta deste caso, começa a parecer ao adepto comum que a escolha do seleccionador nacional é como tentar desatar o Nó Górdio com uma colher de sobremesa mas a coisa não tem necessariamente de ser assim tão complicada. Aproveitamos, aliás e desde já, para lançar uma sugestão revolucionária que promete, ao mesmo tempo, poupar dinheiro aos cofres públicos: o seleccionador convocado.

Em que consiste o conceito de seleccionador convocado? Simples! Convocar para cada compromisso da selecção o treinador que estiver mais em forma no momento, um pouco à maneira dos jogadores que não têm lugar cativo (essa moda terminou com o guarda-redes Ricardo). Assim, o processo de selecção seria regido por critérios rigorosos:

a) desempenho actual da equipa do treinador em causa,
b) indumentária normalmente usada (sendo o uso de fato de treino eliminatório uma vez que lá fora temos convém deixar uma boa imagem),
c) domínio da língua portuguesa com capacidade de recorrer a mais de 10 lugares comuns sem qualquer erro gramatical,
d) boa coreografia de movimentos de braços ao estilo de um polícia sinaleiro (sempre bonito de ver perante as câmaras)
e) e finalmente se já alguma vez foram apelidados de "Novo José Mourinho".

Manuel Machado. Um técnico que tem sabido reinventar o seu estilo e que honra a língua portuguesa como poucos. Foi uma vez comparado a José Mourinho por um familiar seu durante o almoço de um baptizado.

Obviamente que nesta altura muitos estarão a dizer algo como "Olha-me este! Deve receber comissão do Manuel Machado!". Nada disso! É só uma sugestão desinteressada de alguém que se deparou com grandes dificuldades em fazer chegar o seu CV às mãos de Gilberto Madaíl.

terça-feira, setembro 14, 2010

Mariano Gago recebe medalha por fazer de Portugal o país com o Ensino mais caro da Europa


Tenho pela figura do Sr. Dr. Mariano Gago, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, uma profunda admiração cuja génese remonta ao ano de 1999, quando este era apenas Ministro da Ciência e Tecnologia. Nessa altura, sossegando os temores públicos relativos ao famoso Bug do Milénio (lembram-se do Y2K?), anunciou que o Governo estava mais que preparado uma vez que, os seus sistemas, estavam dotados dos mais recentes anti-vírus.

Embora tal declaração seja equivalente a um indivíduo, sedentário e obeso, demonstrar a sua despreocupação perante um eventual ataque cardíaco, pelos simples facto de estar vacinado contra gripe, passei a admirar Mariano Gago a partir daí e muito mais a partir do momento em que, já mais recentemente, o mesmo Mariano Gago, numa conferência realizada em Madrid, defendeu que a pirataria informática era uma fonte de progresso e globalização, o que equivale a dizer que os grupos organizados da Cova da Moura ou de Chelas ajudam à circulação de capitais, ajudando assim a manter a dinâmica da economia nacional.

Esta manhã, nada indiferentes aos méritos de Mariano Gago, um grupo de jovens estudantes da ESMAE tomou conta do palco, durante a cerimónia de abertura do ano lectivo do Ensino Superior Politécnico no ISEP, para agraciar o Ministro com uma medalha "por ter feito com que Portugal seja o país da Europa que faz com que as famílias mais gastem com o Ensino". A simpática iniciativa mereceu o aplauso de todo o auditório e merece aqui ser revista:



Chocalhos 2010 - No próximo fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Alpedrinha

No próximo fim-de-semana as ruas da vila histórica de Alpedrinha, a "Sintra da Beira", voltam a encher-se de animação para a edição 2010 do Chocalhos, o Festival dos Caminhos de Transumância, este ano apostado em recuperar a predominância da sua ligação com as tradições pastoris que se vinha diluíndo nas últimas edições.

Indispensáveis continuarão as ser as tasquinhas e lojas de artesanato distribuídas pelas ruas da vila. Imperdíveis são os concertos realizados no cenário fantástico do Palácio do Picadeiro. Quem não se recorda do grande concerto de Teresa Salgueiro em 2009, numa noite em que terão passado por Alpedrinha, segundo fontes oficiais, 30.000 pessoas?



Esta poderá ser também uma excelente oportunidade para visitar o Palácio do Picadeiro que oferece aos visitantes uma viagem interactiva à descoberta do Concelho do Fundão e das tradições da transumância. No seu primeiro ano de existência, conta já com 8.000 visitantes!


Este fim-de-semana todos os caminhos vão dar a Alpedrinha.



Programa

Terreiro de St. António
Espaço temático dedicado à pastorícia e seus produtos, animação, oficinas e demonstrações.

Casa do Pátio
Espaço dedicado à Festa da Lã.

Todos os dias - Teatro de rua
pelo Teatro Clube de Alpedrinha

17 de Setembro

18h00 - Abertura
Arruada com Zabumbas de Alpedrinha
Tintinábulo, da Liga de la Ciencia Pagana – Espanha
18h00 - Oficina do Feltro - Mostra do Ciclo da Lã
(A cardação, fiação e feltragem)
Instalação de Feltro “Fios Puxados” Casa do Pátio
21h00 - Construção de Instrumentos Musicais Pastoris - OCAIA (Associação de Artes e Saberes Tradicionais)
Terreiro de Santo António
21h00 - Demonstração da feitura da Travia e do Queijo pela Associação de Queijeiros da Soalheira
Terreiro de Santo António

Animação de Rua

Arranca-Telhados
Carriços
Tokavacalhar
Ovelha Negra
Foles da Beira
Bombos da Junta de Freguesia do Fundão
Grupo de Cantares da Escola Secundária do Fundão
Bombos da Capinha
Zabumbas de Alpedrinha
Grupo de Bombos de Alcongosta

21h00 - Grupo de Cantares Ponto e Linha (Souto da Casa) Terreiro de Santo António
23h00 - Musicalbi Largo do Chafariz
00h30 – Velha Gaiteira – apresentação novo CD Largo do Chafariz

18 de Setembro

10h00 - Abertura - Arruada com grupo de Bombos
11h00 - Oficina do Feltro - Festa da Lã com a Colaboração do grupo feminino de Viana do Alentejo Casa do Pátio
14h00 - Concurso pedagógico do Cão da Serra da Estrela Terreiro de Santo António
Construção de Instrumentos Musicais Pastoris - OCAIA
(Associação de Artes e Saberes Tradicionais) Terreiro de Santo António
16h00 e às 21h00 - Demonstração da feitura da Travia e do Queijo pela Associação de Queijeiros da Soalheira Terreiro de Santo António

Animação de Rua

Zigzagaita
Cornes
Carriços
Ovelha Negr
Roncos e Curiscos
Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho
Foles da Beira
Grupo de música popular “As sementinhas do Centro de Dia do Castelejo”
Grupo de Bombos do Alcaide
Grupo de Bombos da Barroca
Zabumbas de Alpedrinha
Grupo de Concertinas da Barrenta

20h30 - Grupo de Cantares de Alpedrinha Terreiro de Santo António
22h00 - Pedro Mestre e os cardadores Casa do Pátio
23h30 – Concerto “O Romance da Transumância” de Sebastião Antunes Largo do Chafariz

19 de Setembro

8h00 - Percurso Pedestre com rebanho Fundão-Alpedrinha
Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho
Ponto de Encontro: Praça do Município (Fundão)

14h00 - Construção de Instrumentos Musicais Pastoris – OCAIA
(Associação de Artes e Saberes Tradicionais)
Terreiro de Santo António

Animação de Rua

Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho
Grupo de Cantares de Santo André (Telhado)
Grupo de Gaita de Beiços da Rapoula
Carriços Foles da Beira
Grupo de Concertinas da Barrenta
Grupo de Cantares Nossa Senhora do Mosteiro (Freixial)

domingo, setembro 12, 2010

Touro de morte em Monsaraz - A Humanidade no seu melhor


A morte do touro voltou a cumprir-se em Monsaraz, justificando verdadeiramente o epíteto de vila medieval.

Como sempre, pôs-se termo à vida do touro, previamente amarrado e imobilizado, de forma duplamente encapotada por uma turba sanguinária: escondeu-se a cena com um toldo e justificou-se o cobarde entretenimento invocando a "tradição".

Recordando as palavras de Ghandi, "O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela forma como trata seus animais", creio que não há país mais evoluído que Portugal, uma vez que o Estado até lhes concede reformas e subsídios de desemprego, por exemplo.

Em Monsaraz, tivemos de facto a Humanidade no seu melhor.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Punch-Factor!

Quem não ouviu já a expressão "O estrelato subiu-lhe à cabeça", dirigida a pessoas que ganham projecção, de um momento para o outro, e operam mudanças importantes em termos de atitudes e comportamento no âmbito das relações interpessoais? É uma situação algo ridícula, no mínimo.

E o que dizer quando essa mudança acontece ANTES sequer de se ter pisado o primeiro degrau do caminho para o estrelato e as pessoas são para as revistas cor-de-rosa algo equiparado a uma ameba adoentada e com mal-formação mental? Patético diriam alguns, improvável diriam outros.


No entanto, foi exactamente isso que aconteceu a duas jovens participantes no programa televisivo britânico X-Factor, mais um formato estilo "Ídolos". Confiantes, as duas entraram no palco mais unidas pela amizade do que um par de gémeos siameses à nascença. Quando saíram, foi necessária a intervenção da produção para evitar que se matassem uma à outra.



quarta-feira, setembro 08, 2010

Aí está o submarino Tridente! Agora sim, é que vai ser!


Foi oficialmente recebido o submarino "Tridente" (houve duas cerimónias prévias, uma delas na Alemanha), o primeiro a entrar em serviço do conjunto de 2 que Portugal encomendou à Alemanha, concluíndo um processo de aquisição que se arrastou durante 12 anos, com muita polémica à mistura. Podia ser de outra forma? Não, não podia.

Segundo o ministro Santos Silva, este é um equipamento fundamental que vem, e passo a citar, "conferir capacidade dissuasora e de defesa avançada" às Forças Armadas e não poderia estar mais correcto. Qualquer Governo de um país hostil a Portugal irá a partir de agora sentir-se menos encorajado a empreender qualquer tipo de acção bélica contra o nosso país, não vá levar com um contra-ataque fulminante desferido pela nossa valente Esquadrilha de Submarinos que, ainda por cima, irá duplicar em número no início do próximo ano com a chegada do 2º submarino, o Arpão.

Tudo isto justifica plenamente a necessidade deste investimento de quase 1000 milhões de euros, com 7 milhões / ano em manutenção. Esperem até ver a nossa Esquadrilha de Submarinos em acção, dissuadindo a hostil frota pesqueira marroquina, que de forma persistente invade as nossas águas para subtrair pescado, ou ainda, quando a próxima época estival chegar, esta se mostrar temível no combate aos incêndios.

terça-feira, setembro 07, 2010

Filme da Romaria da Senhora da Agonia em 1958

Por indicação da Ana, deixo aqui um fantástico documento etnográfico. Trata-se de um vídeo, com duração de cerca de meia hora que, embora sem som, nos dá uma ideia muito completa de como era Viana e a Romaria da Senhora da Agonia há mais de meio século atrás.

Ao longo do filme percebem-se vários pormenores interessantíssimos, nomeadamente:

- a peculiar vista de Viana sem o atentado visual do Prédio Coutinho (se virem uma foto actual ficam a saber do que estou a falar)
- o antigo Elevador de Santa Luzia
- a extinta Feira do Gado

Cliquem na imagem para abrir o vídeo. Vale a pena ver!



Já agora, convido-vos também a dar uma vista de olhos pelo resto do site que disponibiliza o vídeo, o
Lugar do Real, onde poderão encontrar verdadeiras pérolas.

segunda-feira, setembro 06, 2010

No início era o SAPO

O SAPO comemorou no Sábado o seu 15º aniversário. Iniciado como projecto universitário, o Serviço de Apontadores POrtugueses, era o recurso privilegiado (pensando bem, talvez fosse o único) para quem na altura pretendia procurar/divulgar páginas em língua portuguesa, da mesma forma que, criar uma página web (que geralmente alojávamos no extinto Terravista ou no Geocities) implicava obrigatoriamente inscrevê-la no SAPO. Era uma condição essencial!

Hoje, passados já 15 anos, podemos dizer que diabo do anfíbio está feito num senhor!

Hoje



Há cerca de 15 anos
(salta à vista essencialmente a evolução do logótipo)

domingo, setembro 05, 2010

Sinalética do Katano!

Hoje temos mais dois bonitos exemplares de sinalética para partilhar convosco.

O primeiro chega-nos directamente do Fundão e retrata um pormenor dos semáforos instalados junto à Caixa Geral de Depósitos. Trata-se provavelmente do primeiro exemplo de estimulação do livre arbítrio na circulação de peões perante a sinalização luminosa vertical. Acedem-se em simultâneo o sinal vermelho e o sinal verde, cabendo ao peão decidir se atravessa ou não a via. Caso o consiga evitando os diversos veículos que, naquilo que pode ser interpretado como discriminação pura e simples, apenas se deparam com um sinal verde, terá uma fantástica história para contar aos amigos entre dois uísques duplos sem gelo.

semaforo

O segundo exemplar chega-nos directamente da Bulgária, através da nossa enviada especial, a Li Pirlimpimpim autora do blog “Parvoíces Sob o Efeito do Ópio”. Trata-se de um simpático e convidativo reclamo luminoso de promoção de um bar que faz com que qualquer transeunte se sinta bem-vindo.

bulgaria 

Vejam mais sinalética improvável no perfil Facebook do Blog do Katano clicando aqui.

sexta-feira, setembro 03, 2010

De aluna no Fundão a chefe de cozinha da Embaixada Portuguesa em Washington

Elisabete Barardo, antiga aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, é um verdadeiro caso de sucesso. Aos 24 anos desistiu do seu curso superior na área das artes para abraçar a sua outra grande paixão, a cozinha, ingressando para esse efeito no curso de nível III de Cozinha na EHFT.

Com grande dedicação e empenho cotou-se como uma das melhores alunas da escola e, depois de uma passagem por unidades hoteleiras de prestigio, é actualmente chefe de cozinha da embaixada portuguesa em Washington.

Elisabete Barardo é sem dúvida um exemplo e um grande motivo de orgulho para a sua escola e para a cidade que a acolheu durante 3 anos.


quarta-feira, setembro 01, 2010

Fotografias da Trovoada

Espectacular a trovoada de ontem à noite na Cova da Beira.

P8312557 R_filteredX cas

Depois da hora de jantar acalmou um pouco e os técnicos da EDP aproveitaram para reparar algumas falhas de energia.

Aqui vemos um em plena acção, empoleirado numa das torres ao lado da minha casa enquanto em baixo, um seu colega o iluminava com uma lanterna.


P8312569 R_filteredX cas

Minutos depois dos técnicos abalarem, ao longe ainda se viam os raios da trovoada que acabara de passar.


P8312578 R_filteredX cas

A verdadeira fotografia falhada! O numero de vezes que os raios cairam ‘ao lado do enquadramento’ ou no intervalo dos tempos de exposição foi surpreendente! Parecia uma conspiração!


P8312582 R_filteredX cas

Ao longe, por trás de Peroviseu.


P8312595 R_filtered cas

Cerca da meia noite, uma nova trovoada irrompeu, desta vez muito mais forte, vinda novamente dos lados do Souto da Casa e Telhado.


P8312593 R_filtered cas

A chuva fez-me abandonar a varanda e recuar para dentro de casa, a alternativa foi colocar o tripé com a máquina à porta, dentro de casa.

Depois ‘caiu’ o primeiro de uma série de raios que ia deitando a casa abaixo e que por muito que goste de trovoadas (por enquanto, ainda) me fez parar de tirar mais fotos.

As duas fotos seguintes têm sensivelmente o mesmo tempo de exposição.


P9012602_filtered cas

A foto antes do raio.


P9012603 R_filtered cas

E foto durante…

O raio nem sequer ficou no enquadramento mas tornou dia a noite e cortou uma vez mais a energia da zona.

Instintivamente encolhi-me, agarrei a máquina e recuei três passos qual servo perante o rei depois da oferenda.

Definitivamente, era hora de dormir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...