sábado, janeiro 30, 2010

140 milhões dos nossos euros para Angola?

Esta semana foi notícia o empréstimo de 14o milhões de euros que Portugal vai conceder a Angola, supostamente ao abrigo de um acordo com o FMI para evitar a ruptura financeira do país africano. Já estou a ver os angolanos a virem a Portugal investir o dinheiro em mais algumas empresas nacionais e a pagarem ao nosso Governo com os dividendos gerados no nosso próprio território... Tudo em prol da alta causa de evitar a ruptura financeira de Angola, claro.

quinta-feira, janeiro 28, 2010

USA for Africa - We are the World - Já lá vão 25 anos!


Esta é daquelas efemérides que conseguem despertar a deprimente consciência de eu já não ser um alegre sub-21 e que entre o momento em que vi/ouvi este clip pela primeira vez e a actualidade já passaram uns quantos anos.

Em 28 de Janeiro de 1985, esta canção escrita por Michael Jackson e Lionel Ritchie para o projecto Live Aid foi gravada em estúdio tendo congregado os esforços de 45 artistas, dos quais 21 foram seleccionados como vocalistas principais. Para evitar problemas na colocação em estúdio de tantas "personalidades especiais", a produção teve o cuidado de assinalar devidamente no chão o nome de cada um deles, pelo sim, pelo não.

Ao todo, o álbum vendeu mais de 20 milhões de cópias, tendo o conjunto de iniciativas associadas (álbuns, concertos, merchandising) arrecadado mais de 100 milhões de dólares para o combate à fome no Corno de África. Infelizmente, diz-se que boa parte não terá chegado aos que dele precisavam, ficando nas mãos dos governos locais. Nisto pelo menos, há coisas que não mudam.

terça-feira, janeiro 26, 2010

Serão os restos mortais de Leonardo da Vinci idênticos ao sorriso da Mona Lisa?

É essa a questão a que alguns investigadores italianos vão procurar responder quando abrirem o túmulo situado no Castelo de Amboise, situado na região da Loire em França, para tentar encontrar o crânio de Leonardo da Vinci. O objectivo será reconstruir o rosto do "mestre" e compará-lo com o retrato de Mona Lisa para testar a hipótese de este poder ser na verdade um auto-retrato de Leonardo da Vinci. Uma interessante possibilidade a juntar-se a outras como poder tratar-se da mãe de Leonardo ou da esposa de um mercador florentino.

Os investigadores já chegaram a acordo com as autoridades culturais de França, assim como com os proprietários do castelo e os trabalhos deverão em princípio ter início no próximo Verão apesar da polémica que este projecto causou em certos sectores que acham que Leonardo da Vinci deveria ser deixado sossegado. No entanto, se o crânio estiver por acaso intacto, o maior obstáculo será ironicamente determinar se este é realmente Leonardo da Vinci, uma vez que a igreja onde se encontrava originalmente o túmulo foi destruída durante a Revolução Francesa, não havendo certezas sobre se realmente terão sido trasladados os despojos certos.

Há realmente espaço para debate nesta questão de se poder ou não abrir túmulos para estudos científicos, por muito exóticos que sejam, mas... será mais legítimo abrir túmulos de grandes faraós, grandes reis do passado do Egipto, que abrir túmulos de figuras históricas mais recentes como é o caso? Ainda recentemente, também Cristóvão Colombo foi alvo de um episódio semelhante, embora para determinar se estaria realmente sepultado em Sevilha ou em Santo Domingo na República Dominicana, tendo-se comprovado que afinal o túmulo certo é o que está em Espanha.

Por cá, este tipo de intervenção parece ainda ser um dos tabus mais persistentes, como se constatou aquando da tentativa de abertura do túmulo de Afonso Henriques por uma equipa luso-espanhola, para efeitos de estudo antropológico, em 2007 quando o então IPPAR deu o dito por não dito e, depois de uma primeira autorização, voltou atrás e rejeitou por duas vezes o pedido da equipa deste projecto da Universidade de Coimbra.


Imagens de Leonardo da Vinci e da Mona Lisa, ou vice-versa, obtidos em: Jaredgann.com e Dus Infernus

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Chávez tinha razão! Os EUA provocaram o sismo no Haiti com uma arma secreta!

Há alguns dias atrás, o inefável presidente venezuelano Hugo Chávez acusou os EUA de terem estado por trás do sismo no Haiti ao testarem uma arma secreta que, pelos vistos, é capaz de fazer estremecer a crosta terrestre.


Na dúvida se se trataria de mais um dos delírios de Chávez ou de uma acusação séria denunciando a existência de uma nova arma de destruição maciça, o Blog do Katano fez mover todas as suas fontes de informação desde a embaixada dos EUA até ao Tony, o técnico de organização de superfície do parque automóvel junto ao Vivaci das Caldas da Rainha e estamos neste momento em condições de confirmar os piores receios dos pacifistas: os EUA provocaram de facto o sismo no Haiti. Aliás, para que não restem dúvidas, aqui fica uma reprodução do momento exacto em que a Marinha dos EUA activava a arma e desencadeava o sismo fatal!





Chávez, camarada, estamos contigo!

sábado, janeiro 23, 2010

Agora partilho a casa com um sobreiro

Por entre oliveiras centenárias em terras de Caria, a tarde foi hoje dedicada à recolha de exemplares que irão resultar daqui a uns anos em espectaculares bonsais, tudo isto na companhia do Márcio, um verdadeiro sensei nesta espectacular arte, e da minha mui altiva, honorável, venerável e admirável entidade patronal (não, não estou a dar início a uma campanha de graxismo puro e desenfreado no sentido de obter um aumento... pelo sim, pelo não, alguém lhe pode dizer que eu escrevi isto publicamente?).

No final do dia, tive direito a um espectacular presente retirado da sua colecção pessoal na forma de um sobreiro (quercus suber) que promete dar uma excelente "árvore no vaso"ou, na pior das hipóteses, de constituir uma fonte de rendimento dada a possibilidade de vender matéria prima ao grupo Amorim.




quarta-feira, janeiro 20, 2010

Do anúncio a preservativos com 2 homens à publicidade no Peru

Ontem fui surpreendido pela exibição na RTP1 de um anúncio sobre o uso de preservativos que, de forma pouco habitual, mas que acaba por ser normal se atendermos aos últimos desenvolvimentos sociais em Portugal, integrava dois protagonistas do sexo masculino.

No âmbito do papel de Serviço Público prestado pelo Blog do Katano, tentei encontrar o anúncio na Web para partilhar com os estimados leitores não tendo, infelizmente, tido sucesso. Apesar de tudo, acabei por encontrar um outro clip de vídeo relativo a um anúncio publicitário de preservativos, este produzido no Peru e que, numa abordagem original, dá uma dimensão completamente diferente ao órgão sexual masculino... no sentido da perspectiva da abordagem e não necessariamente no que diz respeito a tamanho até porque, como toda a gente sabe, o tamanho não interessa para nada.


Já agora, se encontrarem o anúncio que deu o mote a este artigo, não se esqueçam de avisar. A gerência agradece.

(adicionado às 18:08)

Entretanto a Sãozinha, essa grande maluca, conseguiu descobrir não apenas a publicidade de que eu falei no início deste texto como ainda acrescentou que esse filme publicitário era dedicado à temática das relações estáveis. Não satisfeita com isso, ainda acrescentou a localização de um outro filme da mesma série, embora este dedicado às relações casuais. Aqui ficam eles:


terça-feira, janeiro 19, 2010

Vídeo publicitário sobre o Farmville

Quem não ouviu já falar do Farmville? A prag..., perdão, a moda do momento no Facebook veio para ficar e não há hoje ninguém que não tenha ouvido falar, visto ou inclusive tratado de Bunches of Poinsetias, adoptado Penguins, Baby Calfs ou Golden Chickens, saídos de Golden ou Brown Mistery Eggs disputados selvaticamente pelos jogadores.

Das salas de aulas aos Cyber Cafés, dos Hotspots aos HTC, milhões de utilizadores estão neste momento a fertilizar terrenos dos vizinhos, a cultivar espécies cujo nome insondável deixa no ar a suspeita de se tratar de um produto transgénico e a acumular Farmville Cash em quantidades dignas de um Rei Midas espanhol, imbuído da mania de mexer em tudo o que vê.

Para quem acabou de acordar de um coma prolongado, aqui fica um pequeno anúncio que vai ajudar a perceber o que é o fenómeno Farmville.


PS - Não consigo apesar de tudo deixar de achar que se os meninos jogassem Farmville em vez de GTA, talvez não andassem por aí a praticar actos violentos uma vez que actualmente é mais difícil encontrar um sacho que uma pistola e, ainda que se encontre um sacho, não é fácil saber como empregá-lo.

A crise chegou às promoções

Vivemos tempos difíceis, marcados pelo estigma da crise económica mundial e, por muito que nos tentem convencer de que esta está em abrandamento, os sinais não deixam de contribuir para a nossa inquietude. Lembram-se por exemplo dos velhos tempos em que um artigo em promoção era nem que fosse um cêntimo mais barato do que antes de ter entrado em promoção? Isso era antigamente! Pelo menos foi o que descobri ao visitar uma loja de informática on-line esta manhã e deparar-me com as seguintes promoções:


Se no primeiro produto ainda temos sorte e o seu preço não aumentou ao entrar em promoção, já no segundo não temos tanta sorte e este sofre uma inflação de 2,48 Eur.

Contudo, ao continuar a percorrer os catálogos embora já sem a disposição inicial, descobri outro pormenor intrigante na forma de um mouse óptico:


Quando pensava ter compreendido as directrizes actuais de gestão comercial, descobri que afinal não fazem sentido nenhum. Isso ou sou eu que não percebo nada do assunto.

segunda-feira, janeiro 18, 2010

E porque hoje é Segunda-Feira, este artigo é dedicado à exaltação do trabalho

Se as Sextas-Feiras são dias feitos de pura poesia, transmitindo um sentimento de libertação tal que há quem jure ouvir trombetas no término da jornada laboral, já as Segundas-Feiras são o seu oposto maléfico que não só transforma os operários mais dóceis em pessoas amargas e resmungonas (eu sei porque sou uma pessoa extremamente dócil e à Segunda-Feira fico amargo e resmungão), como ainda estragam meio Domingo com um sentimento de depressão que nem o Sol mais radioso consegue remediar.

Contudo, e como o que está em jogo é a produtividade nacional, nada mais adequado para iluminar esta Segunda-Feira, incutindo uma disposição renovada para a beleza que há no local de trabalho, para além da máquina de café, do que recordar um texto dedicado à temática do trabalho extraído de um manual de Educação Moral e Cívica.


O livro data de 1947 e destinava-se a ser um manual de apoio para a formação moral dos alunos do ensino primário de então. Aqui fica pois esse texto, com o título feliz de "Amor ao trabalho", ao qual juntamos, já agora, uma pequena mensagem de motivação para a prática de exercício físico:




Votos de uma boa Segunda-Feira... de trabalho.


domingo, janeiro 17, 2010

A dúvida do Super Blog Awards de 2009/2010

Recebi na semana passada um e-mail de convite para a 2ª Edição do SuperBlog Awards, concurso / iniciativa de marketing da Super Bock. Como estarão recordados (ou caso não estejam e não tenham constatado que existe na coluna da direita um dístico que porta os dizeres "Super Blog Awards - Vencedor Categoria PESSOAL"), o Blog do Katano ganhou o prémio de melhor blog na Categoria de Blogs Pessoais, na primeira edição deste concurso. Para os incrédulos, aqui fica mais uma vez a prova de que, efectivamente, tivemos direito a um "prémnio":

Contudo, depressa cheguei à conclusão que foi mais fácil ganhar o concurso que receber o prémio, algo que chegou a ter contornos de verdadeira odisseia. Em bom abono da verdade, o prémio deu um jeito enorme, tendo agilizado declaradamente o tradicional processo doméstico de lavagem de loiça e, por outro lado, permitiu dotar este blog da capacidade de produzir conteúdos em vídeo, para deleite dos leitores. Ainda assim, não gostei da forma como o processo de entrega dos prémios foi conduzido pela organização e da falta de respeito com que, após a fase "alta" da publicidade pós-concurso, os vencedores foram brindados, sobretudo pela falta, quando não ausência, de informação prestada. Claro que ter tido de ir buscar o prémio a Viana do Castelo (???) também não ajudou muito à imagem do concurso.

Sendo assim, ainda não decidi se este blog irá ou não participar nesta 2ª edição do SuperBlog Awards. Já agora, e com o intuito de saber a vossa opinião, está já disponível uma fantástica sondagem ali no painel da direita onde poderão dizer da vossa justiça. A Junta Directiva agradece.

sábado, janeiro 16, 2010

Fotografias do nevão: Não Há Nove Sem Dez

Parecia mal depois de nove posts sobre o último nevão, não se fazer um esforço extra para cumprir outro famoso ditado popular: 'Sem a Dezena Não Vale a Pena'. Cumpre-me a mim o esforço de alcançar tal desígnio e matar as saudades daqueles que... já as têm. :P
Só para manter o ritmo.

Como diz a São:"crica para abrir!" (Ainda mais, digo eu).


No domingo ao final da tarde.





Na segunda-feira, às 02h30 da madrugada (o sacrifício!)






sexta-feira, janeiro 15, 2010

Pesquisas do Katano - 1ª Edição de 2010

Durante as últimas semanas recebemos várias reclamações de leitores, tão fiéis quanto indignados, questionando o porquê da ausência da afamada rubrica "Pesquisas do Katano", apelidada em algumas missivas como "uma referência incontornável no estudo do comportamento humano à luz da sociedade da informação". Sendo assim, não querendo defraudar as expectativas dos nossos mui estimados leitores, e porque não queremos ser aleijados à bruta à nossa porta por um leitor não identificado munido de um varapau e com declaradas más intenções, aqui ficam alguns dos termos de pesquisa mais escabrosos e improváveis que trouxeram alguns dos visitantes a esta casa.




agressão vizinho elevador
Esta foi provavelmente efectuada por um condómino, talvez elevado ao estatuto de vítima pelo mesmo leitor não identificado munido de um varapau e com declaradas más intenções atrás referido, que pretende documentar-se sobre o assunto para decidir o rumo de acção a tomar. É curioso verificar como os elevadores conseguem, qual nexo de forças ocultas, ser um local de encontros tremendamente improváveis.
Lembram-se deste?



Pensões para encontros

Aqui parece-me que se tratará de outro tipo de encontro... embora o elevador seja um local também perfeitamente admissível. Neste caso, trata-se certamente de uma pessoa que é sozinha e que resolveu dar-se ao convívio mudando ao mesmo tempo de cenário. Qual parque, qual centro comercial? Em termos de convívio salutar, o que está na moda são as pensões.




Para que serve a letra L
Qual é o espanto? Sei perfeitamente o que é isto uma vez que também eu sempre tive, desde tenra idade, grandes dificuldades em compreender a utilidade das letras Ц, Ф e Щ do alfabeto russo. Quanto a esta questão relativa à letra L, sempre fui da opinião que a insistência no uso de um alfabeto com 26 letras era pura casmurrice até porque há letras que são de todo desnecessárias. Conheço muito boa gente que usa apenas metade do alfabeto no seu dia-a-dia e não é menos feliz por isso. Aliás, alargando a análise ao serviço de mensagens curtas, vulgo SMS, constata-se que é possível transmitir informação usando praticamente apenas as vogais e as letras "x" e "h"




Como levar uma prostituta para a cama
Ahhhhh! Afinal a pensão era para isto! De facto, há que louvar a capacidade de planeamento desta pessoa e, por outro lado, saudar a importância da Internet da persecução da obtenção de satisfação pessoal por cada um. Agora quanto à dúvida implícita na pesquisa tratar-se-á de uma falsa questão, até porque as senhoras trabalhadoras por conta própria e que não efectuam descontos para a Segurança Social não são propriamente conhecidas por serem pessoas difíceis.

Uma História Romana com 130 anos

Tomo II da "História Romana" de Tito Lívio, traduzida por Manoel Bernardes Branco, membro da Sociedade Anthropologica de Paris, publicada por António José da Silva Teixeira no Porto... em 1880.

Está num excelente estado para um livro com 130 anos e se alguma vez foi lido, tal não parece pois muitas páginas encontram-se ainda por separar.



"Quando nossos maiores intentavam apresentar em publico algum trabalho litterario, procuravam geralmente alguma pessoa em posição elevada na jerarchia social, que lhes aceitasse a dedicatoria do livro, crendo ficarem d'este modo mais ao abrigo da critica. Vãos esforços! Á censura julgo que ainda não escapou escripto algum; e succede por vezes que, quanto maior é o merecimento da obra, tanto mais audaz e arrojada é a critica. Para fugir d'esta conheço um unico meio - nada fazer, nada escrever." do Prólogo pelo autor da obra.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Sismo no Haiti - O fantástico poder das redes sociais

A notícia do dia, e das próximas semanas provavelmente, é a do sismo que ocorreu na noite passada no Haiti e que simplesmente nivelou a capital do país, Port-au-Prince. Ironicamente, foi necessária a ocorrência deste sismo para que, subitamente, o Mundo inteiro se tivesse apercebido que o Haiti é um dos países mais pobres do Mundo, situação que, se por um lado potenciou a dimensão do desastre, por outro lado também leva a que não haja no país meios para lidar com ele.

Entretanto, tal como aconteceu durante o bloqueio informativo no Irão no decorrer das convulsões sociais pós-eleições presidenciais, este momento vem mais uma vez dar prova da importância das redes sociais na difusão de informação quando os canais "tradicionais" falham.

Mais uma vez, o destaque vai para o Twitter, onde estavam a ser lançados mais de 500 "tweets" por minuto à hora deste artigo, e o Facebook, rede onde aliás já foram criados vários grupos a apelar à solidariedade dos cibernautas ou até mesmo para servir de coordenação de acções de solidariedade no terreno. Um dos grupos, o Hearthquake Haiti (fonte da imagem deste artigo) já tinha há instantes mais de 16 mil membros.

Os primeiros vídeos transmitidos pelas cadeias informativas mundiais foram obtidos no Youtube onde, só hoje, já foram adicionados quase 2000 vídeos sobre o tema no momento de publicação deste artigo. Desde imagens recolhidas por telemóvel até testemunhos emocionados, encontra-se de tudo um pouco. Dos muitos vídeos disponíveis há no entanto alguns que, dado o contexto, causam alguma estranheza e que foram registados por pessoas que apenas mostram a sua cara para dizer que não têm contacto com alguns familiares que se encontravam no Haiti. É implicância minha ou é realmente esquisito alguém que não sabe se os seus familiares estão vivos, ter como primeira iniciativa gravar um vídeo de si próprio e colocá-lo no Youtube?

Peculiaridades à parte e com ou sem fascínio pelo sensacionalismo e protagonismo, uma coisa é certa: as redes sociais vieram para ficar e ameaçam tornar-se os veículos de circulação de informação por excelência, superando os canais tradicionais. É a História a acontecer.

Como sair de Repente para Kagar

Foi essa a informação que a Beta nos fez chegar por e-mail e que, podendo evitar embaraços,...



...pode ser de extrema utilidade para quem quiser percorrer as bucólicas paisagem dos antigos territórios da República Democrática Alemã a Norte de Berlim.

Vocês pensavam que isto era o quê?

terça-feira, janeiro 12, 2010

E vão 100.000!


Obrigado a todos!

Morre nosso Presidente da Republica, Anibal Antonio Cavaco Silva

É este o título de uma falsa notícia que chegou hoje à minha caixa de e-mail, enviada pelo remetente cicero@terra.com.br que, com título e conteúdos sensacionalistas, pretende levar a que o leitor clique no link apresentado no final da mensagem.

Provavelmente uma "armadilha" para tentativa de intrusão no computador do utilizador, o melhor a fazer é mesmo simplesmente apagar a mensagem e jamais clicar seja em que link for que a mensagem apresenta, mesmo que este nos pareça legítimo.

Já agora, convém dar uma vista de olhos ao mais popular artigo de comparação de SPAM com óleo de fígado de bacalhau jamais publicado na blogosfera, artigo esse intitulado muito a propósito "Eu cá gosto tanto de SPAM como de óleo de fígado de bacalhau".



Actualização:

Há pormenores que denunciam facilmente a mensagem. Logo à partida, apesar de o nome de remetente ser "Sapo Notícias", facilmente se constata que o endereço de e-mail associado ao remetente nada tenha a ver com o Sapo. O link em causa remete-nos para uma pasta alojada num servidor oriental (coreano, provavelmente) mas não necessariamente com o conhecimento dos proprietários do domínio que tentará instalar um vírus no PC de quem leu a mensagem e clicou no link em questão.

A regra é simples: quando receberem uma notícia aparentemente sensacional no vosso e-mail, ou pedidos de ajuda (sangue raro, crianças desaparecidas, ofertas extraordinárias,...), desenganem-se. Ou estão a querer sacar o vosso endereço de e-mail ou infectar o vosso computador.

Se tiverem dúvidas, usem o serviço de apoio 24h do Blog do Katano, a funcionar das 20h às 22h, disponível através do contacto de e-mail acima, do Facebook, ou do Twitter.

Boneco de neve para interior

Partilhamos mais algumas fotografias do grande nevão, estas enviadas pela Cláudia, do Restaurante "As Tílias", e que nos vem mostrar que, afinal e com alguma imaginação, também é possível ter bonecos de neve dentro de casa. Ao fim e ao cabo, cremos estar aqui inventando o conceito de boneco de neve bonsai... para interior, obviamente.

Estas fotos foram obtidas na zona do Loteamento do Espírito Santo, no Fundão.

As oliveiras vestidas de noiva.


Com as instalações da SCMF em primeiro plano, ao longe avista-se a Cabeça Gorda junto a Peroviseu e, na neblina, a Estrela.


Ao longe, a serra onde se insere Peroviseu


Ao longe, a aldeia das Donas surge enquadrada pelos contrafortes da Gardunha.


Com meia dose de neve e duas doses de imaginação, eis um genuíno boneco de neve bonsai... para interior, uma peça típica desta época capaz de dar ao seu lar um simpático ambiente invernal e acolhedor.

segunda-feira, janeiro 11, 2010

E para fechar as fotos de neve por hoje...

... aqui fica esta foto obtida pelo nosso caríssimo Alcides Ferreira, também ele aluno de TGH da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão que, vindo de um país onde neva praticamente todos os dias, se mostrou apesar de tudo surpreendido pela dimensão deste nevão.

Se entretanto quiserem partilhar mais fotografias com os leitores do Blog do Katano, é só enviar para o e-mail do contacto do Katano. A todos os que enviaram fotografias o nosso muito obrigado e um grande abraço.

Esculturas na neve - Obra de arte naturalista by TGH

Acaba de chegar à nossa redacção este conjunto de instantâneos que retrata a construção de uma obra de arte escultórica, cujo estilo vai claramente beber inspiração a correntes naturalistas com o seu quê de surrealismo, pelos alunos das turmas A e B do curso de Técnicas e Gestão Hoteleira da Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão. As imagens falam por si.

A obra de arte junto dos seus autores que não conseguem esconder o orgulho perante tamanha realização artística. Aliás, no final, alguns deles, de lágrimas nos olhos devido à emoção, declararam que "não se fazia nada de tão bonito e bem conseguido desde as peças de fruta em massapão feitas no ano passado nas aulas de Cozinha"



Se à primeira vista se poderia pensar que a escultura retrata de certa forma o passarinho do Twitter, este ângulo não deixa de levantar algumas dúvidas devido principalmente ao ponto de exclamação na base da escultura.

Entretanto, o Miguel e a Alexia, alunos dessas mesmas turmas, enviaram também alguns registos obtidos hoje no Centro Cívico do Fundão:

Fotos da autoria da Alexia






Foto da autoria do Miguel


A Junta Directiva do Blog do Katano agradece a estes acérrimos leitores este simpático e importante contributo e que vem provar ao Mundo que há em cada cidadão um artista que apenas espera a inspiração e condições certas para se manifestar.

Até os bonecos de neve já são do Benfica

Instantâneo obtido em Caria antes da máquina fotográfica ter subitamente avariado e o fotógrafo ter desenvolvido uma erupção cutânea severa... Já agora, pode parecer que o boneco, pela cabeleira, é uma espécie de híbrido Jorge Jesus / Nuno Gomes mas, segundo foi possível apurar, o seu nome é Olga e podemos também garantir que não se trata de um diminutivo de "Olgário".

A neve do Fundão a Caria, passando pela Covilhã

A manhã de hoje trouxe consigo a possibilidade de admirar à luz do dia o espectáculo do nevão que caiu durante todo o dia de ontem na região. Com uma curta viagem pela A23, feita a passo de caracol, houve oportunidade para registar os cenários da Cova da Beira vestida de branco.

O Centro Cívico e o espaço do mercado onde... não houve mercado. Ao fundo, o Monte de São Brás vestido de gala.

A Rua dos 3 Lagares onde as marcas deixam perceber que alguém optou por um atalho.


A aldeia de Donas, enquadrada pela paisagem nevada.


Vista para o monte dos Trigais / São Roque. A estrada da Gardunha entre o Fundão e Alpedrinha estava ainda interditada.


Vista para os contrafortes da Gardunha, de São Brás à entrada da Portela.


A serra de Peroviseu ao fundo de um mar branco, agasalhada por um manto de nevoeiro.


Outro aspecto da aldeia de Donas.


Covilhã, cidade neve, sob um tecto de nuvens que esconde a Serra da Estrela.


Área de Serviço para os que se perdem na neve.


Vista para a Covilhã e Serra da Estrela a partir da A23. A Serra da Estrela é aquele maciço enorme que não se vê.


Transitável mas com cuidado. Os viadutos são nestas alturas verdadeiras armadilhas para os mais arrojados.


Caria também teve direito. O nevão também passou por Caria (convém ter o cuidado de fazer a pausa entre "por" e "Caria").


Um prado junto a uma das Ribeiras de Caria.


Até o Conde de Caria se disfarçou.


Um pequeno olival... Esta foi tirada a pensar no Márcio M. ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...