Funeral à Chuva - um filme que vale a pena ver, F#$%-##!


Na Sexta-feira à noite, um pouco por acaso, acabámos por ir ao cinema. Entre o "Príncipe da Pérsia", o "Sexo e a Cidade 2", "Ex-Mulher Procura-se" e "um Funeral à Chuva", de forma quase natural, a escolha acabou por recair neste último. Para além de haver pouco interesse nos outros, havia ainda, desde há muito, uma enorme curiosidade em ver este filme. Não me levem a mal se disser que foi uma estreia para mim ver um filme português no cinema mas sucede que não sou propriamente o tipo de pessoa que acha que ver a peitaça da Soraia Chaves justifica um bilhete de cinema. Está bem que é uma peitaça bem cuidada mas, daí até pagar para a ver, vai uma grande distância.

Quanto ao Funeral à Chuva, foi sem dúvida uma bela surpresa, começando no interesse que este despertou visto que a sala estava cheia e até alguns "ubianos" fizeram questão de ir assistir envergando o traje académico. A história do filme é tão simples quanto envolvente: um grupo de amigos de faculdade volta a encontrar-se, 10 anos mais tarde, na Covilhã, cidade onde estudaram, por ocasião do funeral de um outro amigo, o João. Procurando eternizar o momento, começam a recordar os seus tempos de estudante na cidade-neve embarcando ao mesmo tempo numa jornada de redescoberta, isto enquanto vão deixando cair as máscaras que a sociedade lentamente lhes foi impondo.

Um dos grandes trunfos do filme é a forma fácil como consegue fazer os espectadores alternar entre sentimentos, sendo capaz tanto de provocar enormes gargalhadas como de comover a plateia, tudo isto enquanto vai despertando um profundo sentimento de saudosismo da saudável loucura dos tempos estudantis.

O facto do João ser o morto mais saudável que já tive a oportunidade de ver no grande ecrã acaba por ser um pormenor de somenos importância. O que fica é um filme muito bem conseguido que, enquanto nos leva numa viagem de revisitação de sentimentos e de lugares, promove ao mesmo tempo uma importante reflexão sobre o real valor da amizade e, também, sobre a forma como as pessoas que vamos conhecendo são capazes de marcar a nossa vida sem que disso nos apercebamos.

Parabéns a todos os que participaram e contribuíram para a realização deste filme e, para quem ainda não viu, há que dizer: F###-##! C######! Vão ver o filme!


Comentários