Cinema na Moagem - Nineteen Eighty-Four (1984) de Orwell

Na Sexta-feira passada consegui finalmente ir assistir a uma das habituais sessões do Cine Clube Gardunha na Moagem - Cidade do Engenho e das Artes. O filme proposto foi "1984" de Michael Radford, a adaptação cinematográfica do romance de George Orwell com o mesmo título publicado em 1949.

Nesta sua distopia, na qual muitos vêem uma crítica ao Estalinismo, Orwell (Trotskista convicto) procurou alertar para o lado perverso do totalitarismo, evocando uma sociedade hipotética, numa altura em que o Mundo foi dividido em três super-potências, imersa num ambiente claustrofóbico onde o Partido no poder procura controlar todos os seus cidadãos através de uma complexa rede de informação, ao mesmo tempo que vai colocando em prática uma política de revisionismo no sentido de reescrever a História.

Por todo o lado se encontram ecrãs e câmaras, através dos quais BB (Big Brother), o líder do Partido de cuja existência os espectadores nunca têm confirmação, vai vigiando todos os cidadãos, e onde também se vai debitando propaganda e informações acerca de uma guerra persistente que o país trava contra um inimigo incerto e que serve de instrumento de controlo ao manter todos os cidadãos no medo.

A título de curiosidade fica a informação de que este filme ter sido efectivamente rodado em 1984.


Estas sessões do Cine Clube Gardunha são uma alternativa bastante interessante para as Sextas-feiras e uma forma louvável de manter o cinema presente no Fundão. Só é pena que a sala não reúna as melhores condições, dada a sua pouca inclinação (o que por outro lado faz com que pessoas de estatura mais reduzida saiam da sala com o ego reforçado) e dado o facto de o sistema de aquecimento debitar no foco do projector, o que provoca distorções no ecrã com alguma consequente degradação da qualidade de imagem

Imagem: IMDB

Comentários