Morre nosso Presidente da Republica, Anibal Antonio Cavaco Silva

É este o título de uma falsa notícia que chegou hoje à minha caixa de e-mail, enviada pelo remetente cicero@terra.com.br que, com título e conteúdos sensacionalistas, pretende levar a que o leitor clique no link apresentado no final da mensagem.

Provavelmente uma "armadilha" para tentativa de intrusão no computador do utilizador, o melhor a fazer é mesmo simplesmente apagar a mensagem e jamais clicar seja em que link for que a mensagem apresenta, mesmo que este nos pareça legítimo.

Já agora, convém dar uma vista de olhos ao mais popular artigo de comparação de SPAM com óleo de fígado de bacalhau jamais publicado na blogosfera, artigo esse intitulado muito a propósito "Eu cá gosto tanto de SPAM como de óleo de fígado de bacalhau".



Actualização:

Há pormenores que denunciam facilmente a mensagem. Logo à partida, apesar de o nome de remetente ser "Sapo Notícias", facilmente se constata que o endereço de e-mail associado ao remetente nada tenha a ver com o Sapo. O link em causa remete-nos para uma pasta alojada num servidor oriental (coreano, provavelmente) mas não necessariamente com o conhecimento dos proprietários do domínio que tentará instalar um vírus no PC de quem leu a mensagem e clicou no link em questão.

A regra é simples: quando receberem uma notícia aparentemente sensacional no vosso e-mail, ou pedidos de ajuda (sangue raro, crianças desaparecidas, ofertas extraordinárias,...), desenganem-se. Ou estão a querer sacar o vosso endereço de e-mail ou infectar o vosso computador.

Se tiverem dúvidas, usem o serviço de apoio 24h do Blog do Katano, a funcionar das 20h às 22h, disponível através do contacto de e-mail acima, do Facebook, ou do Twitter.

Comentários