Exposição "Memórias do Vale" oficialmente inaugurada


Finalmente a tão aguardada inauguração aconteceu e o que sinto neste momento pode traduzir-se por uma imensa satisfação por finalmente ter cumprido uma das etapas que tinha definido na génese deste trabalho há mais de 1 ano atrás e que era trazer a exposição até ao Fundão. Este sentimento é ainda mais potenciado pelo simples facto de o local da exposição ser o Museu Arqueológico, espaço que considero ser culturalmente de referência e pelo qual tenho muito carinho, não só enquanto cidadão mas, sobretudo, enquanto fundanense.


Quanto à inauguração, houve menos gente do que aquilo que esperava (facto que se explica pela época do ano que atravessamos), mas no geral foi bastante positiva. Começou por uma introdução do Dr. João Mendes Rosa que teceu rasgados elogios à iniciativa, passando-se depois à apresentação da exposição propriamente dita. No final, a surpresa veio da parte do senhor Santolaya, um homem que revelou profundo interesse pela preservação das tradições populares e que forneceu preciosas sugestões para desenvolvimentos futuros do trabalho.

No vídeo é possível ouvir em fundo a voz de protesto da pequena Elisa que, sendo esta a primeira participação numa inauguração, sem estar a dormir ou sem interferência de líquido amniótico, estava nitidamente nervosa.

Muitos passos há ainda para dar mas, para já, é tempo de usufruir deste momento. Quanto à exposição, estará patente na sala de exposições temporárias do Museu até ao próximo dia 26 de Fevereiro.

Comentários