Míscaros 2009 - Umas coisas bem, outras nem por isso

Terminou o "Míscaros", Festival do Cogumelo do Alcaide. A aldeia ganhou uma vitalidade inédita nesta altura do ano e as tasquinhas e lojas de artesanato instalaram-se um pouco por todo o lado no centro da povoação. Para uma iniciativa que aconteceu pela primeira vez pode-se dizer que o saldo foi positivo. Há contudo aspectos que deixaram um pouco a desejar e que deverão ser revistos para aumentar a qualidade desta iniciativa.

Só título de exemplo, para um festival que se intitula "Míscaros" e que pretende estabelecer uma ligação aos sabores tradicionais no contexto desta espécie micológica ou das que tradicionalmente são usadas pela população, é uma desilusão descobrir em petiscos "com cogumelos" que estes são efectivamente acompanhados com aqueles cogumelos enlatados e laminados que se compram um pouco por todo o lado.

Também a animação de rua poderia ter sido melhor preparada para evitar o silêncio que se encontrava pelas ruas. Finalmente o tempo também não ajudou mas esse é um factor difícil de contrariar e a chuva nesta época é mais que provável. Finalmente, o evento terá aparentemente causado transtornos à população local, segundo um testemunho dado aqui pelo alcaidense Daniel Duarte.

Fica no rescaldo do festival, as felicitações à organização e à população do Alcaide pela mobilização levada a cabo, pela diversidade de oferta e pelas sinergias que foram ali congregadas. Ficamos à espera de uma 2ª edição que consiga melhorar aquilo em que esta foi menos boa.

Comentários