O criptopórtico de Aeminium (Coimbra romana)

Sob o Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, encontra-se o criptopórtico romano da Cidade de Aeminium (Coimbra), uma construção de 2 andares formado por galerias abobadadas e passagens estreitas cujo propósito original foi o de servir de plataforma de suporte ao fórum da cidade, de forma a resolver o problema da inclinação da colina onde este se iria situar. O fórum era na época romana o centro cívico, político, religioso e administrativo de qualquer cidade.

Inicialmente construído durante o reinado de Augusto no séc. I aquando da fundação da cidade, seria reformado pouco depois, sendo alargado. Actualmente é o maior edifício romano em Portugal. Ao longo do tempo o criptopórtico foi sendo reutilizado, nomeadamente na Idade Média, acabando mais tarde por ser entulhado. Ao longo do percurso é possível encontrar uma inscrição que permitiu certificar que o nome romano de Coimbra era Aeminium, várias estátuas e monumentos funerários.

Para quem hoje em dia desce as escadas e entra no criptopórtico, sente que está a fazer uma viagem no tempo, onde a história está escrita nas paredes. O ambiente é fantástico e recomenda-se a visita.



Já agora, uma curiosidade: é possível ver na base do pescoço desta cabeça de estátua a forma de encaixe no corpo. Quando um imperador morria, por exemplo, a sua cabeça era retirada da estátua, sendo substituída por uma nova cabeça, retratando o novo imperador. Também é curioso pensar que as estátuas que hoje vemos sem qualquer cor eram originalmente coloridas para dar mais naturalidade e realismo.



Comentários