1500 euros para quem der ao filho o nome próprio de Mussolini

«Chamar a um recém-nascido Benito, pode valer 1500 euros. Pelo menos é o que o partido neofascista italiano MSI-Fiamma Tricolore quer oferecer à população de cinco aldeias da região de Basilicata, no sul de Itália.

O partido de extrema-direita MSI-Fiamma Tricolore justifica a intenção de "ressuscitar" o nome próprio de Mussolini com o problema do despovoamento da região, querendo incentivar a natalidade, noticia o site do jornal italiano La Repubblica.

Mas o verdadeiro motivo da oferta prende-se com o eminente desaparecimento dos nomes Benito e Rachele da sociedade italiana, nomes próprios do ditador Mussolini e da sua mulher. Após a Segunda Guerra Mundial, os pais italianos passaram a deixar estes nomes de lado com receio da conotação ao casal fascista. Mas, para o secretário regional do partido, usar estes nomes serve para “honrar as raízes profundas do partido".

A oferta deverá entrar em vigor em 2009 e o dinheiro deve ser usado pelos pais unicamente para comprar roupa, berços e comida aos bebés.»


- in Jornal de Noticias


Numa altura em que nos bancos dos jardins ao domingo à tarde: "Se o Salazar voltasse é que era", penso que quando dermos por nós temos os putos todos a chamarem-se Salazar e Marcelo Caetano e afins. Eu acho isto tudo muito positivo, porque já não há pachorra para a nova vaga de Cristianos Ronaldos e MikaEIS que proliferaram como cogumelos na sociedade portuguesa nos ultimos anos (vá lá entender-se o porquê...) e, porque umas coroas extra na conta bancária dão sempre muito jeito mas, "A word of caution to this tale" Numa altura em que tudo vale para recuperar ideologias perdidas e que, cada vez mais, se ouve, convém contar que as criancinhas correm desde cedo o sério risco de estarem constantemente a cair da cadeira abaixo e de se tornarem despotas na altura de comer aquela mistela verde a que os pais chamam de sopa. Dizem que o nome dita a personalidade e é meu dever cívico alertar para estes pequenos pormenores... ;)

Comentários