Choque tecnológico II

Esta questão de dificuldade no manuseamento das pens por parte do Sr. Ministro das Finanças, se é que foi mesmo ele, vem completar aos meus olhos um aparente quadro geral de pouca habilidade dos membros deste Governo perante as novas tecnologias, chegando mesmo a roçar o seu quê de ignorância. Poderão estar a pensar "Olha, este é da oposição e diz mal de tudo e de todos" mas nem se trata do caso até porque, ao longo da minha vida, já votei por 2 vezes (que eu me recorde) em José Sócrates. Só não sei se o irei fazer uma 3ª vez mas isso logo se verá.

Bom, mas tudo isto para falar de uma intervenção que me ficou na memória por parte do nosso estimado Ministro da Ciência, Ensino Superior e Tecnologia (tudo isto ao mesmo tempo!), o Dr. Mariano Gago.

Na altura, no ano da graça de 1999, quando era o Ministro da Ciência e da Tecnologia, viviam-se alturas de uma certa paranóia gerada pelo famosíssimo Bug do Milénio, um problema na arquitectura interna dos computadores que fazia prever alguns problemas quando as datas passassem de 31/12/1999 para 1/1/2000, uma vez que se temia que alguns sistemas assumissem o ano de 1900 e não o ano 2000. Isto teria, segundo os mais pessismistas, funestas consequências ao sistema bancário, por exemplo.

Foi nesse contexto que Mariano Gago foi entrevistado por um jornalista mais afoito que lhe perguntou se o Governo estava preocupado com o Bug do Milénio. Perante a questão, Mariano Gago demonstrou um inesperado desconforto mas respondeu a pérola que me ficou na memória:

"Não estamos preocupados porque o Governo tem os seus sistemas protegidos com os mais modernos anti-virus".

O que equivale por exemplo a:

-"Está preocupado com o estado em que o tornado que se aproxima vai deixar a sua casa?"
-"Não, porque eu tenho um bom sistema de alarme ligado à polícia."

ou ainda a:

-"Acha que o mau tempo que se avizinha, com ventos de 234 km/h, vai destruir a sua cultura de trigo?"
-"Não, porque eu tenho bons pesticidas."

Mas pronto, se calhar sou mesmo eu que estou a ser picuinhas.

Comentários