Memórias do Vale - 2ª Etapa!


Depois do sucesso da primeira etapa da exposição, já há espaço e data marcados para a realização da 2ª etapa, tendo estes sido acertados após a reunião desta noite na Junta de Freguesia de Souto da Casa.

Assim, a exposição ficará patente num salão multiusos situado no centro da aldeia, nos dias 2, 8 e 9 de Novembro. Tratando-se de uma área superior à da sala da anterior edição, terei a oportunidade de incluir elementos que, por falta de espaço (e de tempo) não foram nela incluídos, garantindo a componente de surpresa para todos aqueles que já a haviam visitado em Agosto último.

Quem quiser matar saudades de uma noite de trabalho árduo já sabe que poderá apresentar-se ao serviço na noite de 31 de Outubro. Xamane, se puderes participar, desta vez traz ao menos a batata frita para acompanhar o frango!


Novo projecto!

Entretanto, já está em fase embrionária o projecto de criação de um percurso pedestre em Vale d'Urso. Este percurso terá como ponto de partida a fonte, o centro de referência da aldeia, e desenrolar-se-á pelas construções e equipamentos cujo inventário foi constituído na investigação para a exposição.

Dependendo da aceitação dos habitantes da aldeia, que vou ainda sondar, será colocada sinalética apropriada ao longo do percurso, contendo alguma da informação existente nos painéis da exposição. Assim, de um painel de acolhimento, contendo informação geral da aldeia (mapa, história, ...) os visitantes poderão percorrer o percurso assinalado, encontrando ainda um painel junto de cada construção de interesse, painel esse que contará um pouco da história e do propósito dessa mesma construção.
Estou ansioso por começar a trabalhar neste projecto até porque sei que, pela sondagem prévia que hoje fiz, terei bastante apoio para a sua realização.

Pouco a pouco, a aldeia vai sendo resgatada do seu esquecimento.

Comentários